NOTÍCIAS

| 17.06.14 - 12h27

Vigilância Sanitária interdita Mercadinho Toda Hora, no Arruda

Estabelecimento apresentava risco iminente à saúde pública e ficará fechado por tempo indeterminado

A Vigilância Sanitária (Visa) do Recife interditou na manhã desta terça-feira, 17, o Mercadinho Toda Hora, localizado na rua Zeferino Agra, no bairro do Arruda. O estabelecimento foi fechado por volta das 9h45 da manhã, após inspetores do Distrito Sanitário (DS) II constatar que o local apresenta risco iminente à saúde pública por apresentar condições precárias de higiene.

No local, muita sujeira, presença de baratas e carnes sendo manipuladas sem licença da Agência de Defesa Agropecuária de Pernambuco (Adagro) foram algumas das irregularidades encontradas. Também foram identificados alimentos de diferentes tipos misturados em freezers.

A equipe foi ao local para verificar o cumprimento de um termo de notificação, expedido pela Visa, uma vez que o mercadinho já havia sido inspecionado anteriormente.

O local ficará fechado por tempo indeterminado, podendo ser desinterditado tão logo as exigências sejam cumpridas. O mercadinho responderá a um processo administrativo e pode ser multado em valor que pode variar entre R$ 40 e R$ 400 mil.

CARREFOUR

Outra equipe da Visa Recife voltou ao Carrefour, no bairro da Torre, na manhã de hoje, para desinterditar a loja, que passou seis dias fechadas desde a inspeção realizada no último dia 12. De acordo com a gerente da Visa Recife, Adeilza Ferraz, o estabelecimento cumpriu as exigências. “Eles conseguiram atender a todas as solicitações e terão dez dias para concluir um serviço que está sendo realizado no piso da loja. As câmaras polares estavam precisando de manutenção, pois estava ocorrendo o descongelamento. Para solucionar isso, eles contrataram contêineres para frios e congelados, deixando as câmaras desativadas”, afirmou.

Ainda de acordo com Adeilza, a padaria apresentou as normas exigidas, com a limpeza geral no setor, e a temperatura encontrada nos frios e congelados está adequada. “Com a inspeção de hoje constatamos que o risco iminente à saúde foi eliminado”, ressaltou. O estabelecimento continua respondendo a processo administrativo e será acompanhado pela equipe da Vigilância Sanitária.