Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 17.06.16 - 18h57

PCR promove 1º mutirão de pequenas cirurgias no Hospital da Mulher do Recife

img_alt

Outras ações do tipo serão programadas com a meta de reduzir a fila de espera em até 90% (Foto:Andréa Rego Barros/PCR)

 

Usuários da Rede Municipal de Saúde que esperam por uma pequena cirurgia participarão, nestes sábado (18) e domingo (19), a partir das 7h da manhã, de um mutirão para realizar procedimentos cirúrgicos de baixa complexidade. As cirurgias serão realizadas no Hospital da Mulher do Recife Dra. Maria Mercês Pontes Cunha, localizado no Curado. Esta será a primeira ação do tipo, de outras que estão sendo programadas, para ocorrer na unidade, inaugurada há pouco mais de 30 dias.

Cerca de 200 pacientes mulheres foram chamadas para avaliar a necessidade do procedimento, por meio de consultas ambulatoriais, e 120 estão aptas para serem submetidas às intervenções.  Eles farão a retirada de sinais, lipomas – pequenos tumores benignos - e cistos. “É uma estratégia adotada pela Prefeitura do Recife, cuja meta é reduzir a fila, nesses casos, em até 90%, com a continuidade dos mutirões cirúrgicos”, destacou o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia.

“Esses usuários já estavam na nossa fila de espera e agora vão passar pela cirurgia, dando resolutividade a esses pequenos procedimentos”, explicou a secretária Executiva de Regulação da Secretaria de Saúde do Recife, Fernanda Casado.

Balanço - Desde a criação da Secretaria Executiva de Regulação em Saúde, em 2014, foram realizados 2.624 procedimentos em caráter de mutirão, entre eles pequenas cirurgias dermatológicas, ginecológicas, plásticas, consultas em traumatortopedia de coluna e realização de ultrassonografias obstétricas e de mamas, que foram realizada em unidades próprias e da rede conveniada.