Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Políticas sobre Drogas | 17.06.16 - 13h23

Prefeito lança projeto de incentivo à leitura nos bairros

img_alt

Geladeira Cultural Recife vai instalar equipamentos adaptados como bibliotecas em instituições para facilitar o acesso da população aos livros (Foto: Andréa Rego Barros/PCR)

 

O prefeito Geraldo Julio participou nesta sexta-feira (17) do lançamento do projeto Geladeira Cultural Recife, que tem o objetivo de transformar geladeiras usadas em bibliotecas. A iniciativa é da Secretaria de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas (Secod) em parceria com associações, creches, escolas, ONG's e empresas, que receberão as geladeiras. Seis associações receberam da Prefeitura do Recife as primeiras geladeiras culturais com os kits de livros. Uma outra foi para a creche municipal localizada no edifício-sede do executivo municipal. O evento também marcou a parceria com a Celpe que irá doar 100 geladeiras para o projeto.

“É uma parceria muito importante que vai levar a vida dos livros para as pessoas de todos os bairros da cidade. Uma ideia que partiu da própria sociedade e que a Prefeitura abraçou. Essa parceria com a Celpe vai possibilitar a chegada de mais geladeiras e que vai espalhar algo de muito bom com a sociedade, que é o hábito da leitura”, disse Geraldo. “Com isso, a gente tem a oportunidade de construir um futuro melhor para jovens e crianças da nossa cidade”, completou.

O coordenador do movimento Periferia & Cidadania, Sérgio Santos, é o idealizador do projeto e estará à frente das oficinas que têm como objetivo revitalizar as carcaças dos eletrodomésticos para serem doadas a associações, creches, escolas, ONG's e empresas. “O nosso projeto já contempla 38 bairros do Recife, mas essa parceria com a Prefeitura vai dar uma expansão imensa. Em três anos de projeto, nós colocamos 38 geladeiras. Agora, somente nesta primeira fase da parceria, serão 100 geladeiras. É motivo de muita alegria poder levar esse instrumento para as associações beneficiadas”, destacou Sérgio.

A Prefeitura entregou seis geladeiras culturais para associações, com os kits de livros. São elas: Lar Fabiano de Cristo, Cores do Amanhã, Associação de Moradores de Brasília Teimosa, Sociedade Assistencial Princesa Isabel (Soapi), Missionários da Luz e o Ensino Social Profissionalizante (Espro). Além delas, a creche que fica no prédio da Prefeitura do Recife também será contemplada com uma geladeira cultural. “Essa geladeira chega para agregar no incentivo à leitura. Nós já temos o nosso ‘cantinho da leitura’ e também trabalhamos com grafitagem. A gente está vendo o grafite ser valorizado, com a pintura das geladeiras, o trabalho de reciclagem que é feito nos equipamentos e o próprio incentivo à leitura”, comemorou Jouse Barata, da ONG Cores do Amanhã.

O secretário da Secod, Fernando Dourado, e o presidente da Celpe, Antônio Carlos Sanches, também participaram da cerimônia de entrega das geladeiras. Quem quiser doar livros ou até mais geladeiras basta ligar para o número (81) 9.9390-1679, mandar um e-mail para secodpcr@recife.pe.gov.br ou se dirigir ao próprio hall da Prefeitura do Recife, que fica na Avenida Cais do Apolo, 925.