Gabinete de Imprensa

NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 17.06.20 - 15h27

Prefeito Geraldo Julio anuncia chegada de mais 36 respiradores ao Recife

img_alt

Remessa de equipamentos é resultado de acordo judicial entre Prefeitura e a empresa fornecedora. Prefeito também registrou a marca de 15 mil recifenses recuperados da covid-19 (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Para dar continuidade à ampliação da capacidade hospitalar para enfrentamento à pandemia de covid-19, a Prefeitura do Recife recebeu, nesta semana, 36 respiradores artificiais da China. Os equipamentos chegaram após a Prefeitura do Recife entrar na justiça para garantir a entrega dos aparelhos importados. O prefeito Geraldo Julio também registrou a marca de 15 mil recifenses recuperados da covid-19. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (17). 

“Trago hoje duas boas notícias no enfrentamento da pandemia. A primeira é que 15 mil recifenses estão curados da covid-19. Pessoas que tiveram os exames confirmados e agora já estão curados. E a segunda boa notícia é que recebemos 36 respiradores pulmonares chineses, que são  resultado de um acordo judicial que a Prefeitura precisou promover. Todo mundo conhece como está a disputa global desse tipo de equipamento e nós estamos vencendo  essa batalha. Recebemos esses respiradores e assim que eles estiverem instalados vamos passar para 300 leitos de UTI nos nossos hospitais de campanha e ajudar ainda mais a redução de ocupação da UTI em nosso Estado, que ontem alcançou o melhor número que foi de 85%”, ressaltou o prefeito Geraldo Julio.

No início de maio, a Procuradoria Geral do Município (PGM) entrou na Justiça para exigir a entrega dos ventiladores pulmonares adquiridos em março, junto à empresa Lifemed Industrial de Equipamentos e Artigos Médicos S/A, que pedia revisão de preços alegando reequilíbrio econômico financeiro do contrato. A Justiça concedeu uma decisão liminar favorável à Prefeitura do Recife. Depois a gestão municipal e a fornecedora fizeram um acordo judicial para garantir a entrega dos aparelhos importados da China. Eles vêm com certificados internacionais reconhecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

As entregas dos equipamentos nas últimas duas semanas permitiram à gestão municipal abrir 161 leitos de UTIs nos últimos dias, no Hospital Provisório Recife (HPR) 1, na Rua da Aurora, em Santo Amaro; no HPR 2, nos Coelhos, no HPR 3, na Imbiribeira, e no hospital de campanha erguido na área externa do Hospital da Mulher do Recife (HMR), no Curado.

Ao todo a Prefeitura do Recife chegou a 971 leitos abertos para pacientes com covid-19, sendo 289 UTIs e 682 enfermarias em sete hospitais de campanha municipais e duas outras unidades que têm leitos de covid da Prefeitura. A estrutura erguida em menos de dois meses de pandemia permitiu que fossem realizados mais de 10.500 atendimentos, mais de 3.500 internações e 1.600 altas hospitalares.