Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação

NOTÍCIAS

Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo | 17.06.22 - 17h33

No Recife, alunos do Embarque Digital passam a contar com Central de Estágios

img_alt

Iniciativa é fruto de parceria entre a Prefeitura e o Porto Digital com a Assespro PE/PB. Programa garante bolsas de estudos na área de tecnologia para jovens oriundos da rede pública (Foto: Rodolfo Loepert/PCR)

Os alunos do Embarque Digital, programa que oferece bolsas de estudo para cursos de nível superior na área de tecnologia, vão ter ainda mais facilidade para entrar no mercado de trabalho. É que o projeto, fruto de uma parceria da Prefeitura do Recife com o Porto Digital, passa a contar com o apoio da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação de Pernambuco e da Paraíba (Assespro PE/PB), através da sua Central de Estágios. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (17), durante evento como prefeito do Recife, João Campos, o presidente do Porto Digital, Pierre Lucena, e a presidente da Assespro PE/PB, Laís Xavier.

 

De acordo com o prefeito João Campos, as parcerias são de extrema importância para todos os atores envolvidos no programa Embarque Digital. “A gente tem um ecossistema muito forte de tecnologia na cidade e o grande diferencial é a capacidade de união entre todos os que fazem esse ecossistema. Ter a interlocução com as empresas que fazem o ecossistema é fundamental. Quando há sintonia, a tendência é de crescimento”, comentou João Campos na ocasião. “Isso é um passo importante. A gente garante a formação com qualidade e garante a conexão permanente com o ecossistema. Então, as empresas saem ganhando, por causa desse contato permanente com as entidades de ensino. E para o aluno também é fundamental, porque desde o momento que ele começa a estudar, ele já pode ter uma fonte de renda”, acrescentou.

 

Segundo a presidente da Assespro, Laís Xavier, é uma honra para a associação servir de ponte para que jovens e famílias inteiras modifiquem seus futuros através da educação, da tecnologia e do emprego. “A Central de Estágio é uma agregadora. A gente tem um banco de talentos onde todos os alunos do Embarque Digital se inscrevem nesse banco de talentos e nele tem algumas ferramentas que ajudam os empresários a captarem os alunos que têm a ver com o perfil que ele quer, as habilidades. É possível entender quais alunos têm a ver com a cultura da empresa. E a Assespro faz essa conexão, agiliza o processo burocrático para os empresários e dá acesso a um banco de talentos muito bom e estruturado”, explucou.

 

Para o presidente do Porto Digital, Pierre Lucena, o Embarque Digital é um programa de inclusão e a Central de Estágios vai contribuir com essa missão. “A Central de Estágios está chegando para incentivar as empresas a buscarem novos talentos, entre os alunos do Embarque Digital. Ela é importante para gerar empregos, potencializa a ‘captura’ dos jovens que fazem parte do programa”, disse ele. “A gente acredita que está avançando cada vez mais com o programa, o potencial é enorme. A gente espera que em alguns anos tenhamos de 40 a 60 mil pessoas trabalhando com tecnologia no Recife, porque numa cidade com mais de 1,6 milhão de pessoas, com essa quantidade de pessoas trabalhando com tecnologia, com a renda média superior, a cidade fica completamente diferente.

Esse é um programa que gera inclusão”, finalizou.

 

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL - A Central de Estágios utiliza algoritmos de inteligência artificial para garantir processos seletivos mais simples e eficientes. As empresas contratantes e os estudantes do programa que estão procurando oportunidades de estágios podem acessar: centraldeestagiospepb.jobs.recrut.ai.

 

EMBARQUE DIGITAL -  O programa tem como objetivo a formação de jovens egressos da rede pública na área de tecnologia, melhorando a empregabilidade deles e impactando a economia do polo tecnológico. Na sua segunda edição, o programa disponibilizou 350 vagas gratuitas para o primeiro semestre de 2022 nos cursos de Sistemas para Internet e Análise e Desenvolvimento de Sistemas - 150 vagas a mais que a primeira edição. O Embarque Digital foi lançado em 2021.