NOTÍCIAS

Cultura | 17.07.13 - 16h23

Geraldo lança Pacto pela Vida do Recife. Meta é reduzir homicídios em 12%

[caption id="attachment_36227" align="alignnone" width="680"] Geraldo Julio: “Sim, a Prefeitura do Recife quer ajudar a salvar vidas em nossa cidade". (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)[/caption]

O prefeito Geraldo Julio lançou, nesta quarta-feira (17), o Pacto Pela Vida do Recife (PPVREC); primeiro plano municipal de segurança e prevenção da violência elaborado por uma prefeitura no Brasil. Compromisso assumido por Geraldo na campanha, o documento é fruto de uma grande ausculta à sociedade, estudiosos e entidades do Estado feita pela PCR desde janeiro. A principal meta do pacto é reduzir em 12% ao ano a taxa de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs). Nesse período, serão investidos R$ 50 milhões no projeto, que funcionará integrado com o Pacto Pela Vida do Estado.

O pacto do Recife atuará em todo território municipal, com foco nos 13 bairros mais vulneráveis à violência, que concentraram 42% dos CVLIs registrados em 2012: Água Fria, Campo Grande, Ibura, Cohab, Torrões, Ilha Joana Bezerra, São José, Jardim São Paulo, Várzea, Areias, Dois Unidos, Nova Descoberta e Afogados. As localidades receberão investimentos em escolas, bibliotecas, Centros de Referência em Assistência Social (Cras), videomonitoramento, iluminação, recuperação de vias de acesso, centros municipais de educação infantil, Compaz; além de recuperação de praças, casas de acolhida e requalificação de mercados e campos de futebol.

A atuação do plano foi dividida em quatro eixos com 85 metas objetivas. O eixo Prevenção Social do Crime e da Violência tem 36 metas, ao tempo em que o eixo Controle e Ordenamento Urbano dispõe de 30 metas. Outras 14 delas formam o eixo Recuperação de Situação de Risco; as cinco metas restantes são de Participação Social e Promoção da Cultura Cidadã.

[caption id="attachment_36235" align="alignnone" width="680"] Geraldo Julio: "Vamos somar esforços a tudo que Pernambuco já faz para reduzir a violência em nossa cidade”. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)[/caption]

Geraldo Julio destacou que fará o melhor que puder para combater a violência na cidade. “Sim, a Prefeitura do Recife quer ajudar a salvar vidas em nossa cidade. Esse ato de hoje marca a entrada de vez da PCR nessa política de segurança pública que temos no Estado. O Pacto do Recife vai fazer a diferença porque é mais um ente importante na área de prevenção social e controle urbano. Vamos somar esforços a tudo que Pernambuco já faz para reduzir a violência em nossa cidade”, cravou.

O ato de lançamento do programa aconteceu no auditório do Banco Central, na Rua da Aurora, com a presença do governador Eduardo Campos e diversas autoridades.  Eduardo não escondeu a alegria que sente em ver a gestão municipal “dando passos largos” e “ousados”. “Esse projeto vai render uma mudança cultural importante para a cidade. Esse enfrentamento é civilizatório e tem que ser feito. Eu louvo a iniciativa da prefeitura de criar esse norte estratégico com seis meses de gestão”, afirmou.

Secretário de Segurança Urbana do Recife, Murilo Cavalcanti classificou o dia de hoje como o segundo mais importante de sua vida. “Há 10 anos a gente fala que os prefeitos precisam assumir a sua parcela de responsabilidade diante da violência. Eu fico feliz em saber que estou integrado a esse projeto de passado e de futuro. Os resultados nós vamos colher logo mais. Essa é, com certeza, uma proposta diferente para a cidade”, argumentou.



AÇÃO INTEGRADA - O PPVREC contará com a atuação de todas as secretarias do município e vai trabalhar de maneira integrada com as polícias, além de ampliar a segurança nos espaços urbanos, aumentar o efetivo e investimento na Guarda Municipal e instalar 400 câmeras e cinco unidades do Centro Comunitário da Paz (Compaz) – o primeiro equipamento já começou a ser erguido no Cordeiro. A iniciativa inclui também políticas afirmativas e atenção a dependentes químicos e jovens em situação de risco.

Geraldo Julio exaltou a construção coletiva como grande trunfo no combate à violência. “Eu aprendi que a gente só vence trabalhando em conjunto. No Pacto de Pernambuco, tive a oportunidade de aprender e entender a importância da atuação da gestão municipal no combate à criminalidade. Por isso, desde o início da gestão criamos a Secretaria de Segurança Urbana e iniciamos a construção do Compaz; reformamos o Centro de Referência Clarice Lispector e a Casa Raio de Luz, entre outras coisas”, pontuou.

A construção do pacto tem como norte um plano de ação a curto, médio e longo prazo. Durante o lançamento do plano, o secretário de Planejamento e Gestão do município, Alexandre Rebêlo, explicou que o documento reúne programas e ações voltados para a segurança urbana e a prevenção da violência nos seguintes níveis: primário (visa tornar o ambiente urbano mais agradável); secundário (objetiva tratar os grupos de vulnerabilidade social), e, por fim, o terciário (que atuará em curto prazo com ações para os regressos da Funase).

Como parte da consolidação do PPV, a Prefeitura tem como meta realizar, até dezembro de 2013, as seguintes ações: inaugurar o Centro de Operações da PCR; a aquisição de mais 60 câmera de videomonitoramento; lançamento do programa Eu Amo o meu bairro; abertura do concurso para a Guarda Municipal; execução de Plano Municipal de Enfrentamento ao Crack; reestruturação das bibliotecas de Afogados e Casa Amarela.

MODELO DE GESTÃO - O funcionamento do Pacto Pela Vida do Recife se dará a partir do Comitê Municipal de Governança, que ficará encarregado de monitorar a política de segurança urbana do Recife. Quatro câmaras técnicas estarão disponíveis para os monitores. Além disso, o Comitê do município possuirá um lugar fixo no Comitê de Governança do Pacto Pela Vida do Governo do Estado, através da Secretaria de Segurança Urbana.