Recife tem projeto selecionado para programa nacional Talentos da Educação
Servidores da Secretaria de Educação estão entre os representantes de 12 prefeituras que participam, em São Paulo, do programa de inovação pedagógica da Fundação Lemann
Recife foi um dos 12 municípios brasileiros escolhidos pela Fundação Lemann para participar do Programa Talentos da Educação, em São Paulo, que ajuda a desenvolver projetos inovadores na rede pública de ensino e a obter financiamento para as iniciativas. Os dois representantes da Secretaria de Educação do Recife viajam nessa quinta-feira (18) para o primeiro encontro, que trata do desenvolvimento e implantação de ações didáticas em língua portuguesa e matemática.
O Talentos da Educação busca fomentar e estruturar em âmbito municipal ideias para a melhoria na aprendizagem dos alunos. Contribui também para a formação de lideranças e desenvolvimento de projetos de alto impacto nas secretarias municipais de educação. O programa auxilia o trabalho pedagógico estabelecendo uma proposta de pesquisa-ação, que será colocada em prática nas escolas.
Gutemberg Cavalcanti, gestor da Unidade de Tecnologia, e Rossana Albuquerque, gestora da Unidade de Gestão da Rede, são os representantes da Secretaria de Educação do Recife. O gerente-geral de Planejamento e Gestão da pasta, Rogério Morais, também estará no evento, representando o secretário Valmar Corrêa de Andrade.
"Os dois servidores escolhidos fizeram uma proposta de projeto que trata do uso da tecnologia dentro de sala de aula para desenvolver habilidades em português e matemática. A Fundação Lemann ajudará a captar os recursos para o futuro desenrolar do projeto", explicou Raphael Callou, membro do Comitê de Planejamento e Gestão da Secretaria de Educação do Recife.
O programa prevê acompanhamento e implementação dos projetos e três workshops presenciais, além de um intercâmbio de experiências entre os participantes. O primeiro encontro será nos dias 18 e 19 de julho, em São Paulo. Um segundo está marcado para setembro, para acompanhar o andamento do plano de projeto a distância. Por fim, haverá a apresentação dos projetos no mês de novembro.
Para participar do Talentos da Educação, as secretarias de educação indicaram dois funcionários, que receberão apoio do programa ao liderar o desenvolvimento de projetos. Pelo menos um deles precisava ser servidor de carreira, pois o objetivo do programa também é fortalecer as equipes das secretarias e promover a sustentabilidade das ações para além de mudanças de governo.
Além do Recife, único município de Pernambuco selecionado, fazem parte do programa Abaiara, Sobral e Morrinhos (Ceará), Atibaia, Botucatu, Potim, Sorocaba, Limeira e Vinhedo (São Paulo), Colombo e Londrina (Paraná).
A Fundação Lemann existe desde 2002 e é uma entidade sem fins lucrativos. Foi criada pelo empresário brasileiro Jorge Paulo Lemann com a intenção de contribuir para melhorar a qualidade do processo de ensino e aprendizagem nas escolas do país. Tem como uma das prioridades formar uma rede de líderes transformadores da educação.