NOTÍCIAS

Cultura | 17.07.14 - 17h15

PCR retira novas ocupações irregulares em conjunto habitacional

Dez equipamentos irregulares foram removidos durante a ação, que aconteceu no Cordeiro. (Foto: Carlos Augusto/PCR)

A Prefeitura do Recife, através da Secretaria-Executiva de Controle Urbano (Secon), realizou, na manhã desta quinta-feira (17), mais uma ação para retirada de construções irregulares no Conjunto Habitacional Casarão do Cordeiro, Zona Oeste da cidade. Durante toda a manhã foram removidos equipamentos que serviam de ponto comercial e garagens. Os fiscais chegaram ao local através de denúncias dos moradores. A operação teve o objetivo de liberar o espaço comum do condomínio e proporcionar mais segurança à população.

A operação contou com o apoio da Gerência de Operações (GEOP), Guarda Municipal, Polícia Militar, Grupo de Apoio Tático Itinerante (GATI) e Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb). Entre os equipamentos removidos estavam oito construções comerciais, sendo dois bares, quatro fiteiros, uma oficina mecânica e uma banca de bicho, além de duas garagens. Todos os comerciantes e moradores que tiveram os equipamentos demolidos haviam sido notificados e informados da ação. "Estão sendo emitidas notificações desde o fim de 2013 e o diálogo está mantido desde o início do processo", informou o chefe de fiscalização da 4ª Gerência Regional, José Porto.

Cerca de 55 profissionais da prefeitura estiveram envolvidos nesta operação, garantindo que tudo fosse realizado de maneira pacífica. A partir deste princípio, a pasta disponibilizou o transporte de todos os equipamentos retirados até um local solicitado pelos próprios comerciantes.

Na semana passada foi realizado o primeiro passo para retirada das invasões, onde 12 equipamentos em construção foram removidos e oito demarcações retiradas. É importante destacar que as operações serão contínuas, visando garantir e preservar a segurança dos moradores do Conjunto Habitacional Casarão do Cordeiro e de outros pontos da cidade.

A Secretaria-Executiva de Controle Urbano realiza fiscalizações diárias na cidade através das gerências regionais. Entretanto, a pasta ressalta a importância da denúncia da população. Quando o cidadão constatar irregularidades em construções ou obstrução do passeio público, pode denunciar pelo telefone 3355.2121, central telefônica que funciona 24h.