NOTÍCIAS

Cultura | 17.07.14 - 08h36

Secretaria de Educação do Recife promove encontro de estudantes com altas habilidades

O evento desta quinta e sexta vai reunir alunos, pais e professores com o objetivo de valorizar a inclusão social e educacional dos estudantes com altas habilidades

A Secretaria de Educação do Recife realiza o 1º Simpósio sobre Altas Habilidades do Recife e o 1º Encontro de Estudantes com Altas Habilidades de Pernambuco nestas quinta (17) e sexta (18). O evento será das 8h às 17h, no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, na Madalena. Com o objetivo de valorizar a inclusão social e educacional do estudante com altas habilidades/superdotação, a ação faz parte das formações para os educadores do Atendimento Educacional Especializado Recife (AEE) e busca capacitar os profissionais para a identificação e encaminhamento desses alunos.

Com o tema "Valorizando as Inteligências para a Vida", o evento contará com a presença de alunos com altas habilidades, pais, 300 professores da Rede Municipal de Ensino e 100 convidados da Rede Estadual e privada. Haverá palestras da presidente do Conselho Brasileiro de Superdotação (Conbrasd), Susana Pérez, e da professora da Universidade de Brasília (UNB), Ângela Virgolim, que é doutora em Psicologia da Superdotação.

Enquanto os pais assistem às palestras, as crianças com altas habilidades participarão de oficinas de biodança, contação de história, raciocínio lógico e robótica educativa. Nos dois dias de simpósio e encontro, acontecerão também mostras de caricatura, desenho, pintura, escultura, vídeo e arte digital.

No simpósio que irá nortear os professores a identificar os estudantes com altas habilidades/superdotação, a Secretaria de Educação reforçará a existência do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades e Superdotação (NAAHS) da Rede Municipal, o único no Estado. O núcleo funciona na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), na Estrada do Arraial, nº 4.744, bairro de Casa Amarela, e atende atualmente 78 estudantes, com idades entre 3 e 16 anos, da Rede Municipal de Ensino e da população em geral.

O NAAHS existe desde 2006 e faz parte da Divisão de Educação Especial da Secretaria de Educação do Recife. Os estudantes são matriculados no ensino regular e, no turno livre, participam do atendimento educacional especializado no NAAHS, uma vez na semana. O trabalho é organizado em grupos de interesse, como raciocínio lógico, desenho, comunicação, leitura e robótica educativa.

Quem tem crianças e adolescentes com altas habilidades/superdotação na família deve entrar em contato com o NAAHS pelo telefone 3355-6904, para marcação de uma avaliação diagnóstica do estudante. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Segundo a coordenadora do NAAHS Recife, Jussara Vieira, a meta do evento é incrementar o número de estudantes atendidos pelo núcleo. “Precisamos ensinar como se faz a identificação desses alunos com altas habilidades. Sem o devido estímulo, eles não desenvolvem o potencial que têm e acabam cansando da escola, encabeçando o número de evasão escolar”, explicou a professora Jussara, que é especialista em Educação Especial.

Serviço:

Pauta: 1º Simpósio sobre Altas Habilidades do Recife e 1º Encontro de Estudantes com Altas Habilidades de Pernambuco

Data: 17 e 18/07 (quinta e sexta)

Hora: 8h às 17h

Local: Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire – Rua Real da Torre, n° 299, Madalena.