Secretaria de Saneamento

NOTÍCIAS

Infraestrutura | 17.07.18 - 16h19

PCR promove mutirão de limpeza e rodada de futebol em Santo Amaro

A ação faz parte do Projeto de Fortalecimento das Ações de Educação Sanitária e Ambiental e contará comex-jogadores como Kuki e Chiquinho

 

A Prefeitura da Cidade do Recife (PCR), por meio da Secretaria de Saneamento (Sesan), promove nesta quarta-feira (18), no bairro de Santo Amaro, uma ação de incentivo aos cuidados com o meio ambiente. Na ocasião, haverá um mutirão de limpeza com saída marcada às 14h, na Associação Oasis da Liberdade (Av. Dr. Jayme da Fonte), e com destino ao Campo do Onze, onde será realizada uma rodada especial de futebol. O evento contará com a participação de ex-jogadores pernambucanos como Kuki, Chiquinho, além de moradores e alunos de escolas públicas de Santo Amaro. A ação faz parte do Projeto de Fortalecimento e Capacitação das Ações de Educação Sanitária e Ambiental, idealizado pela Secretaria de Saneamento do Recife.

A rodada de futebol no Campo do Onze promete incentivar a união saudável entre os participantes e trazer uma conscientização sobre os cuidados com o meio ambiente. Os ex-jogadores irão apitar o início de cada jogo e conversar com os participantes no objetivo de conscientizá-los sobre a importância de manter o bairro limpo. Além da Sesan, participam da ação a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, a Secretaria de Meio Ambiente, a Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) e o instituto Limpa Brasil.

Antes das partidas de futebol, haverá também apresentações de música, com a Orquestra do Oasis da Liberdade, e de dança popular, com a turma do Galpão dos Meninos e Meninas. Por fim, haverá também um circuito ambiental e uma oficina de reaproveitamento de pneus, que acontecerão de forma simultânea.

O Projeto realiza ações sociais em comunidades carentes do Recife, que são determinadas através de um estudo de áreas críticas referente à poluição de ruas e rios. O objetivo é promover a sustentabilidade do sistema de saneamento básico das locais e despertar na sociedade o papel de co-responsabilidade na manutenção do serviço.

O projeto realiza atividades lúdicas e de cunho educativo para envolver crianças, jovens e adultos na tarefa de colaborar para um planeta mais sustentável, com foco no descarte correto do lixo e no combate a doenças de transmissão hídrica. Para isso, são realizadas de forma freqüente ações de esportes, cultura e educação, para que os participantes levem a ideia às suas comunidades e envolvam os moradores no projeto.