Gabinete de Imprensa

NOTÍCIAS

Saúde | 17.07.20 - 12h22

Recife registra dois meses de queda nos indicadores da pandemia

img_alt

De acordo com os dados da Secretaria de Saúde do Recife, houve redução de adoecimento de 95,7% e de 88,4% nos óbitos (Foto: Andréa Rêgo Barros/ArquivoPCR)

 

O Recife registra dois meses de queda nos indicadores da pandemia. Desde meados de maio, os números de casos e óbitos vêm caindo e se estabilizando em baixa. No anúncio feito pelo prefeito Geraldo Julio nesta sexta-feira (17), o gestor destacou a importância de a população não relaxar no respeito aos novos protocolos do plano de convivência para evitar uma segunda onda de casos.

“Completamos 60 dias de uma redução sólida e consistente da covid-19 no Recife. Quero agradecer a todos, mas também lembrar que o grande desafio dos recifenses agora é não deixar vir uma segunda onda, pra gente não precisar fechar tudo que foi aberto nos últimos dias. Essas conquistas todas são fruto do trabalho de todo mundo junto e, enquanto não tiver uma vacina, vamos estar sempre correndo riscos e avaliando. A melhor forma da gente manter todas essas conquistas é fazendo a prevenção. É isso que diminui o risco de uma segunda onda”.

O gestor destacou que as pessoas que fazem parte do grupo de risco para a covid-19 devem tentar permanecer em isolamento social e, os demais, devem continuar evitando sair de casa sem necessidade, redobrar o cuidado com a lavagem das mãos e o uso do álcool em gel; sempre usar máscara e tentar manter a distância entre as pessoas. 

De acordo com os dados da Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife, no fim de abril, a média móvel de novos casos de covid-19 (graves e leves) chegou a 285 novos casos por dia e, até a última quarta (15), essa média de novos casos diários é de 12, com uma redução de adoecimento de 95,7%. Se considerarmos a média referente aos casos de síndrome respiratória aguda grave (srag) por covid, entre o fim de abril até 15 de julho, a média chegou a 185 casos por dia e passou para 10 casos diários, com uma redução de 94,5%. 

Da mesma forma, a média de óbitos por covid, por data de morte, chegou a 45 casos por dia no início de maio e, até o dia 15, a média móvel estava em cinco mortes por dia, o que representa uma redução de 88% nesse período.