NOTÍCIAS

| 17.08.12 - 10h37

Alunos do Academia da Cidade do Parque 13 de Maio comemoram o primeiro aniversário do polo

[caption id="attachment_24378" align="alignleft" width="334"] Primeiro aniversário do polo com atividade física, brincadeiras e corte do bolo. Foto: Carlos Oliveira[/caption]

Festividades aconteceram pela manhã e seguem no turno da tarde
 
Por Tádzio Estevam
 
A manhã desta sexta-feira (17) começou agitada no Parque 13 de Maio. Os usuários do programa Academia da Cidade, que funciona no local, comemoram o primeiro aniversário do polo com muita atividade física, brincadeiras e corte do bolo. A ação foi realizada por uma das cinco turmas que compõem o programa numa das áreas mais bonitas e arborizadas do centro do Recife. A comemoração ainda acontecerá no turno da tarde com as turmas que fazem aula a partir das 17h.
 
 “A chegada deste polo no Parque não só trouxe mais vida ao local. Trouxe qualidade de vida com saúde. E essa é a principal proposta do Academia da Cidade. Aqui as pessoas cuidam da saúde com a orientação de profissionais qualificados, todos os dias úteis da semana, além de ganhos emocionais”, disse o coordenador dos polos do Distrito Sanitário I, Marcílio Paulo. Sobre esses outros benefícios, uma das professoras do espaço, desde fundação dele, Vandepaula Moraes, ressalta o bem além do corpo proporcionado pelo programa. “Acredito muito na troca de energias entre as pessoas. E esse programa é fabuloso por facilitar isso nos alunos. Aqui quem chega com algum problema de cunho emocional sai outra pessoa, tudo graças a eles mesmos”, disse a profissional, que já atua no programa há três anos.
 
Bastante animada pela comemoração de dois aniversários – o dela e o do polo -, a dona de casa Marlene Gomes, moradora do bairro, vibrou no tradicional “parabéns pra vocês!”. “Esta é a minha segunda família. Venho com o meu marido para cá desde a inauguração. Antes eu sofria de tanta coisa que você nem imagina. Agora sou outra pessoa”, festejou.
 
Histórico – O polo do Parque 13 de Maio foi inaugurado pelo prefeito João da Costa em 19 de agosto do ano passado. O núcleo, o 22º do programa municipal, ocupa uma área de 340 metros quadrados dentro do maior espaço verde da cidade. No local, são oferecidas aulas de ginástica, danças e práticas desportivas, entre outras atividades.
 
O local conta, ainda, com quiosque para suporte aos profissionais e acondicionamento de material; rampas de acesso para pessoas com necessidades especiais; pranchas para abdominais; pisos táteis, ideais para deficientes visuais; barras de alongamento; e pista de corrida com 980 metros de extensão. Para receber o polo, o parque, verdadeiro patrimônio recifense, ganhou melhoria na iluminação e o plantio de 500 metros quadrados de grama. O custo total foi de R$ 388,2 mil.