Escola Municipal Asa Branca supera meta de avaliação do MEC
Meta nacional é de 4 pontos, a escola da rede municipal registrou 6.1
Por Marcos da Silva
A Escola Asa Branca, unidade da Rede Municipal de Ensino do Recife, localizada na comunidade da Lagoa Encantada, no bairro do Ibura, obteve a nota 6.1 entre as instituições que trabalham com a educação nos anos iniciais no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) na última terça-feira. Os dados são referentes ao ano de 2011. No levantamento anterior do MEC, em 2009, a mesma escola obteve pontuação 5. Em 2007, registrou nota 4.4. As notas estão bem acima da projeção do órgão federal para o período que era de nota 4.
A coleta de dados do Ideb é realizada a cada dois anos e toma como base a Provinha Brasil, aplicada em toda a rede pública nacional; nos números de aprovação anual dos estudantes; na frequência ao ambiente escolar e nos números de reprovação nas instituições de ensino. Aliadas a essas observações é necessário que o aluno aprenda, tenha presença assídua, boas notas e consequentemente, seja aprovado.
“Estamos comemorando o resultado de 6,1 da Escola Municipal Asa Branca, fruto das nossas políticas educacionais e do compromisso dos professores e gestores da unidade educacional. Também estamos festejando a nossa meta atingida nos anos iniciais na avaliação do Ministério da Educação. Temos o maior Ideb nos anos iniciais do Ensino Fundamental entre todos os municípios de Pernambuco e reconhecemos que é resultado dos investimentos que foram feitos em Educação na gestão do prefeito João da Costa”, destaca a secretária de Educação, Esporte e Lazer, Ivone Caetano.
Com 245 alunos matriculados nos anos iniciais, Educação Infantil e Ensino Fundamental I, do 1º ao 5º anos; 12 professores e 12 turmas, seis pela manhã e seis à tarde, a Escola Asa Branca tem crescido no resultado do Ideb. “Atribuo esses resultados crescentes a um trabalho coletivo que realizamos na escola e a nossa preocupação com o trabalho pedagógico. Temos investido muito na aquisição de livros paradidáticos e possuímos um acervo de mais de dois mil exemplares que são transportados para a sala de aula em um móvel sob rodas. Os alunos escolhem os títulos que os interessam, levam-os para casa e na semana seguinte participam de uma Roda de Leitura, onde discutem com os colegas e professores sobre o que aprenderam”, ressalta a gestora da Escola Asa Branca, Maria VilmaPerazzo.
Na Provinha Brasil de 2011, a Escola Asa Branca pontuou 203.1 em Português e 234.8 em Matemática. No Ideb, a unidade municipal foi a 8ª melhor escola da rede pública de Pernambuco.