NOTÍCIAS

Cultura | 17.08.15 - 17h43

Centro Apolo-Hermilo divulga resultado do edital O Aprendiz em Cena e O Solo do Outro

Espetáculos têm estréia prevista para 2016 e realizarão temporada no Teatro Hermilo Borba Filho

O Centro de Formação e Pesquisa das Artes Cênicas Apolo-Hermilo divulgou por meio do Diário Oficial do Recife do último sábado (15) os selecionados do Edital Prêmio de Pesquisa O Aprendiz em Cena e O Solo do Outro. Ao todo 15 projetos foram inscritos, sendo dez para a expressão dança e cinco dedicados ao teatro. A iniciativa da Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura Cidade do Recife, tem o intuito de estimular a pesquisa e estudo da obra do escritor e teatrólogo Hermilo Borba Filho.

Os dois selecionados foram: para o prêmio O Aprendiz em Cena, Luiz Manuel dos Santos Silva, com o conto "A Rã"; e para O Solo do Outro, a bailarina Flávia Pinheiro, que realizará adaptação da obra "A Enchente". Os candidatos selecionados receberão cada um a quantia de R$ 22.300,00 para a viabilização da montagem, além da orientação de um profissional do Centro Apolo-Hermilo. As propostas apresentadas foram analisadas por uma comissão que avaliou as sinopses das adaptações propostas, as de metodologias de pesquisa, os cronogramas de trabalho e concepções de encenação, além da conformidade da documentação entregue por cada um dos proponentes.

Os selecionados devem se reunir a partir desta quarta-feira (18) com o diretor do Centro Apolo-Hermilo, Carlos Carvalho, e equipe para discutir os projetos. Eles terão até o dia 27 de novembro para concluir a pesquisa e montagem dos espetáculos, que devem estrear no início de 2016. Após estréia, estes cumprirão ainda temporada de um mês na casa.

EDITAL PRÊMIO DE PESQUISA – Destinado a artistas teatrais (iniciantes) e de dança, o Edital Prêmio de Pesquisa O Aprendiz em Cena e o Solo do Outro pretende incentivar a pesquisa e a montagem de espetáculos a partir de textos do escritor, teatrólogo, diretor e crítico literário Hermilo Borba Filho. Ele compõe a agenda de preparativos e programação criativa para o centenário de Hermilo, que acontece em 2017.