NOTÍCIAS

Educação | 17.08.15 - 14h57

Escola Antônio Farias Filho recebe o projeto VacinAÇÃO Contra a Violência

img_alt

Cerca de mil estudantes do 1º ao 9º ano participaram das atividades, que continuam nesta terça na Escola Professor Nilo Pereira. (Foto: Irandi Souza/ PCR)

 

A Prefeitura do Recife deu continuidade, nesta segunda-feira (17), ao projeto VacinAÇÃO Contra a Violência, na Escola Municipal Antônio Farias Filho, localizada em San Martin. Cerca de mil estudantes tiveram a oportunidade de aprender mais sobre os diversos tipos de violência, por meio de palestras, rodas de debate e jogos educativos em um ônibus temático. A ação é desenvolvida pela Secretaria de Educação, por meio do Núcleo de Enfrentamento à Violência Escolar, em parceria com a Secretaria de Segurança Urbana.

Para Vitória Ferreira, estudante do 2º ano, os jogos educativos são um meio de fazer os alunos pensarem em suas atitudes. "Eu acho importante falar sobre violência nas escolas para que a gente possa refletir. No jogo, o boneco Ben pensava antes de agir e através dele eu ajudei um idoso a atravessar a rua", contou. Técnica da Unidade de Apoio Social do projeto Escola que Protege, Karla Santos relata a importância da prevenção. "Estou aqui para debater com eles sobre as formas de violência e como evitá-las. Além disso, vamos trabalhar com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e deixá-los cientes dos seus direitos e deveres", destacou a palestrante.

De acordo com Giselly Pereira, Agente de Polícia do núcleo de palestras do Departamento de Polícia da Criança e do Adolescente (DPCA), as ações preventivas devem ser trabalhadas com frequência. "Semanalmente, vamos atender este público com palestras e, como foco principal, abordar o enfrentamento às drogas e suas implicações legais. Procuramos trabalhar com crianças porque queremos que elas sejam, desde cedo, os protagonistas da sua história, então procuramos conscientizá-los de que tudo tem uma causa, mas também uma consequência", avalia Giselly.

Ônibus - Inspirada em ações do mesmo tipo que aconteceram em Bogotá, na Colômbia, na década de 1990, as atividades no ônibus pretendem incentivar a cidadania e a cultura de paz entre as crianças, para prevenir episódios violentos no futuro. Os participantes, acompanhados por um responsável, assistem a pequenos vídeos interativos, protagonizados pela Turma do Ben, e escolhem a melhor decisão a ser tomada em situações cotidianas, como assistência a deficientes e idosos e bullying na escola.

PRÓXIMAS ESCOLAS - A ação acontecerá em três semanas de agosto. Os próximos dias serão nesta terça (18), na Escola Professor Nilo Pereira; 24, na Edite Braga; 5, na Reitor João Alfredo e 28, na Professor José da Costa Porto.