NOTÍCIAS

Educação | 17.08.15 - 08h47

Mais 1,5 mil alunos da rede municipal recebem a VacinAÇÃO contra a violência

img_alt

Atividades acontecem nas escolas Antônio Farias Filho e Nilo Pereira, nesta segunda (17) e terça (18). (Foto: Luciano Ferreira/ PCR)

Cerca de 1,5 mil alunos de mais duas escolas municipais receberão, nesta segunda (17) e terça (18), a VacinAÇÃO contra a violência. A atividade é realizada pela Prefeitura do Recife e tem o objetivo de conscientizar os estudantes sobre os diversos tipos de violência, por meio de ônibus temático, palestras, rodas de debate, jogos educativos e intervenções culturais. A atividade é desenvolvida pela Secretaria de Educação, por meio do Núcleo de Enfrentamento à Violência Escolar, em parceria com a Secretaria de Segurança Urbana.

Na segunda-feira, durante todo o dia, a VacinAÇÃO acontece na Escola Antônio Farias Filho, na avenida 21 de abril, s/n, San Martin, com cerca de mil alunos. Já na terça, é a vez da escola Professor Nilo Pereira, na Estrada do Arraial, 4900, Casa Amarela, onde haverá atividades culturais e palestras para 500 estudantes, sem o ônibus. "A proposta inclui intervenções culturais, música, artes e teatro, para estimular a reflexão sobre as formas de violência, do bullying até o ato de jogar papel no chão", explica o coordenador do Núcleo de Combate à Violência Escolar, George Pereira. A programação continua nos dias 24, na escola Edite Braga, em Afogados; 25, na Reitor João Alfredo, Ilha do Leite, e vai até o dia 28, na José da Costa Porto, na Ilha Joana Bezerra.

A ideia é incluir 4 mil estudantes durante o mês. Os alunos que fazem parte dos Anos Iniciais (1º ao 5º ano) participam de atividades dentro de um ônibus temático. Já as turmas dos Anos Finais (6º ano ao 9º ano) prestigiam apresentações teatrais, movimentos culturais, palestras e rodas de debates, que abordarão temas como drogas, depredação ao patrimônio público, homofobia e violência doméstica. A primeira escola beneficiada foi a Mário Melo, em Campo Grande, no último dia 10.

Ônibus - Inspirada em ações do mesmo tipo que aconteceram em Bogotá, na Colômbia, na década de 1990, as atividades no ônibus pretendem incentivar a cidadania e a cultura de paz entre as crianças, para prevenir episódios violentos no futuro. Os participantes, acompanhados por um responsável, assistem a pequenos vídeos interativos, protagonizados pela Turma do Ben, e escolhem a melhor decisão a ser tomada em situações cotidianas, como assistência a deficientes e idosos e bullying na escola.