NOTÍCIAS

Mulher | 17.08.15 - 14h18

PCR debate políticas públicas com entidades ligadas aos direitos das mulheres, na Pré-Conferência Municipal

Sindicatos, Associações e Fóruns estiveram presentes para planejar o próximo Plano Municipal de Políticas para Mulheres

 

Fóruns, Associações e Sindicatos relacionados à luta das mulheres estiveram presentes na última pré-conferência promovida pela Secretaria da Mulher do Recife, no sábado (15). O evento aconteceu na escola General Emídio Dantas Barreto, no bairro de Santo Amaro, e foi divido em eixos temáticos que balizarão o próximo Plano Municipal de Políticas para Mulheres. Além disto, foram votadas 21 delegadas para a VI Conferência Municipal da Mulher que será realizada nos dias 10 e 12 de setembro, no Centro de Formação Paulo Freire, no bairro da Madalena. O tema da Conferência será Mais Política e Mais Poder para as Mulheres.

Para a secretária da Mulher do Recife, Elizabete Godinho, a discussão do sistema de políticas públicas para as mulheres é um forte conduto de ações estruturadoras que assegurem o enfrentamento às desigualdades. "Isto traz um grande desafio para a gestão, assegurar o orçamento direcionado a execução dessas políticas e dos vários equipamentos que compõem a rede de promoção e prevenção dos direitos das mulheres", disse. A gestora ainda comentou a importância do diálogo com as entidades, uma vez que elas desempenham o papel de controle social.

Entre as entidades que participaram, estiveram presentes Articulações de Mulheres Negras de Pernambuco, Amotrans. Associação Pernambucana de Profissionais do Sexo, Fórum das Mulheres, Marcha das Mulheres, União Brasileira de Mulheres, Sindicatos, Fórum de Mulheres, Rede de Mulheres Produtoras, Central Única dos Trabalhadores e Trabalhadoras (CUT), entre outras. 

Durante a reunião, sete eixos foram debatidos: Sistema de Política para as Mulheres; Mulher e Direito à Cidade; Enfrentamento à violência; Educação não-sexista, antirracista, não lesbofóbica e laica; Atenção integral à saúde das mulheres e respeito aos direitos reprodutivos;  Autonomia Econômica das Mulheres; Sistema político com participação e igualdade para as mulheres. 

A facilitadora do eixo Sistema de Política para as Mulheres, Nathália Diórgenes, comentou que objetivo do grupo é debater a criação de um sistema voltado para a população feminina que se inspire no Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e no Sistema Único de Saúde (SUS), descentralizado e único. "Pensar isso é muito importante porque garante financiamento das políticas voltadas às mulheres. E diante do contexto das desigualdades que são enfrentadas pelas mulheres, essa nova estratégia vem para um enfrentamento mais direto", comentou. 

A militante Ilka Guedes, do Fórum de Mulheres de Pernambuco, participou do eixo Mulher Direito à Cidade. "O Recife tem vivido problemas urbanos que violam o direito das mulheres à cidade, como estupros e violência doméstica. E este espaço aqui é para gerarmos demandas para o município resolver estes problemas", frisou. Os debates em cada eixo irão gerar um relatório de sugestões que serão votadas e aprovadas na Conferência Municipal.