NOTÍCIAS

Mobilidade | 17.08.15 - 17h42

PCR realiza Operação Bairro Legal na Estrada dos Remédios

img_alt

Mais de 50 pinos de ferro foram retirados do trecho que vai das proximidades do Mercado de Afogados até a Avenida Abdias de Carvalho. (Foto: Carlos Augusto/ PCR)


A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (Semoc), realizou mais uma etapa da Operação Bairro Legal, nesta segunda-feira (17). O trecho que vai das proximidades do Mercado de Afogados até a Avenida Engenheiro Abdias de Carvalho teve o passeio público desobstruído. Além disso, depois de receberem notificações, vários comerciantes retiraram voluntariamente suas mercadorias das calçadas. Apoiaram a ação cerca de 50 funcionários das equipes da Gerência de Operações (Geop), Guarda Municipal, Empresa de Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) e Polícia Militar.

Segundo Marcos Costa, chefe da 5ª Gerência Regional da Secon, após este momento da operação, fiscais de controle urbano continuarão a monitorar a área regularmente, no intuito de coibir a volta das infrações. "Percebemos que a grande maioria dos estabelecimentos comerciais atenderam às notificações entregues. Dessa forma, a operação cumpriu seu papel de conscientização e foi conduzida sem nenhum transtorno", disse.

Fiscais responsáveis pela área, realizaram, anteriormente, um levantamento das irregularidades que comprometiam a mobilidade dos transeuntes, notificaram e comunicaram os infratores sobre a execução da operação. Ao todo, foram emitidas cerca de 25 notificações aos estabelecimentos comerciais que ocupavam as calçadas com mercadorias. Os equipamentos aprendidos poderão ser liberados mediante pagamento de multa, cujo valor pode variar entre R$ 200,00 e R$ 6.900,00.

A Operação Bairro Legal tem como objetivo melhorar a mobilidade dos pedestres na cidade do Recife através de ações de controle urbano. É importante ressaltar que a Secretaria-Executiva de Controle Urbano (Secon) conduz as operações de maneira pacífica, tanto no ato das ações, quanto durante a entrega das notificações. Desde o início desta gestão, já foram removidos pelos fiscais da secretaria 525 carcaças de automóveis, cerca de 83 mil faixas, banners e bandeirolas de propagandas, 1.365 pinos de ferro, 205 outdoors e toplights, 76 jardineiras e 488 cavaletes e cones.

BALANÇO – Durante toda esta manhã e início da tarde, na Estrada dos Remédios, foram retirados pelas equipes da Secon:

- 57 ferros de proteção instalados em logradouro público;
- 05 direcionadores de pedestre;
- 04 cones sinalizadores;
- 03 lixeiras instaladas em logradouro público.