Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 17.08.17 - 10h55

Teatro de Santa Isabel recebe concerto gratuito da Orquestra Sinfônica do Recife na próxima quarta-feira (23)

img_alt

Sob a regência do maestro Marlos Nobre, a tradicional apresentação mensal da Orquestra Sinfônica do Recife tocará grandes clássicos de Johannes Brahms e Georges Bizet (Foto: Andréa Rêgo Barros/ArquivoPCR)

 

No próximo dia 23, todos os acordes serão eruditos no Teatro de Santa Isabel. A partir das 20h, a Orquestra Sinfônica do Recife apresenta o sexto concerto do ano, sob a regência do maestro Marlos Nobre. Aberta ao público e com entrada franca, a apresentação é uma realização da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura. Os ingressos serão distribuídos na bilheteria do teatro, uma hora antes da apresentação.

O programa escolhido para o mês de agosto pelo maestro Marlos Nobre abre com a ópera Carmen, do compositor francês Georges Bizet. A ópera em quatro atos estreou em 1875, em Paris, tendo sida interpretada no Brasil somente em 1881, no Rio de Janeiro, onde ganhou cadeira cativa. Tornou-se uma das óperas mais populares do Teatro Municipal carioca, somando quase 100 récitas em 30 temporadas.

“O prelúdio que inicia a ópera Carmen tornou-se peça favorita de abertura de programas sinfônicos em todo o mundo. É com prazer que o incluímos para abrir nosso concerto. Com sua impetuosidade, brilhantismo e vigor sinfônico, este prelúdio também tem vida própria ao lado da ópera Carmen”, enfatiza o maestro Marlos Nobre.

O concerto contemplará ainda a Primeira Sinfonia em 4 movimentos do compositor alemão Johannes Brahms, uma das mais importantes figuras do romantismo musical europeu do século XIX. Brahms passou 14 anos para concluir a primeira sinfonia, que estreou em 4 de novembro de 1876, executada pela Orquestra da Côrte de Karlsruhe, sob a direção de Otto Dessof.

Concertos para a Juventude - Um dia antes da apresentação, na terça (22), a orquestra executa o mesmo programa para uma jovem plateia formada por estudantes do Recife e arredores. Com o objetivo formar público para a música erudita no Recife, o projeto Concertos para Juventude será realizado também no Teatro de Santa Isabel, às 10h. Para informações e inscrições: 3355-3323.

 

Serviço

Concertos para Juventude

Data: Terça-feira, 22 de agosto

Horário: 10h

Local: Teatro de Santa Isabel, Praça da República, s/n, Bairro de Santo Antônio

 

Sexto Concerto Oficial da Orquestra Sinfônica do Recife

Data: Quarta-feira, 23 de agosto

Horário: 20h

Local: Teatro de Santa Isabel, Praça da República, s/n, Bairro de Santo Antônio

Entrada franca

Informações: 3355-3322