NOTÍCIAS

Cultura | 17.09.12 - 17h14

Beneficiários do Bolsa Escola vão assistir a documentário sobre a ditadura no Brasil

Logo após a exibição, cerca de 30 convidados da Escola Municipal Almirante Soares Dutra, localizada na RPA 01, irão participar de um debate

Por Fábio Callado

O programa Bolsa Escola Municipal exibe, nesta terça-feira (18), às 14h, o documentário Vou contar para meus filhos, da cineasta Tuca Siqueira. A iniciativa é uma ação conjunta das secretarias de Educação, Esporte e Lazer (Seel) e Direitos Humanos.

A sessão é direcionada a cerca de 30 beneficiários do Programa, pais ou responsáveis por estudantes da Escola Municipal Almirante Soares Dutra, situada à Rua Camutanga, 180 – Bairro do Cabanga (RPA 01). O documentário conta a história de 24 mulheres que foram presas no período de 1969 a 1979, na Colônia Penal Feminina do Bom Pastor – Zona Oeste do Recife.

Elas são de vários Estados do País e estiveram presas na capital pernambucana por lutarem pelo mesmo ideal: o fim da ditadura militar, que assombrou o Brasil entre 1964 e 1985. Após a exibição, os beneficiários vão participar de um debate.

Vou contar para meus filhos é uma realização do Movimento Tortura Nunca Mais de Pernambuco com o patrocínio do Projeto Marcas da Memória, da Comissão da Anistia do Ministério da Justiça, e contou com o apoio da Prefeitura do Recife, Prefeitura de Olinda e Governo de Pernambuco. O filme é uma co-produção da Garimpo e Cabra Quente Filmes e foi idealizado pela economista e escritora Yara Falcon e pela economista Lília Gondim, ambas presas políticas integrantes do grupo de mulheres penalizadas nos “anos de chumbo”.