NOTÍCIAS

| 17.09.12 - 15h45

Housing estreia no Mamam do Pátio de São Pedro

[caption id="attachment_26203" align="alignleft" width="334"] O espetáculo critica as tendências moralistas da arte contemporânea. Foto: Inaldo Lins[/caption]

A obra faz uma critica contra as tendências moralistas da arte contemporânea

Está em cartaz no Mamam no Pátio, a exposição Housing, do artista Gentil Porto Filho. O trabalho, que mescla instalação e performance, foi aberto ao público na última sexta (14) com a participação do bailarino Cláudio do artista visual Joelson Gomes que apresentaram uma performance.

Durante 20 minutos Cláudio Lacerda e Joelson Gomes fizeram uma encenação com todos os elementos colocados no ambiente por Gentil Filho, que estabeleceu algumas regras sem limitar a imaginação do artista. Para Gentil, a arte é o avesso da realidade. “Através da arte faço a desconstrução do habitual, que é muito obscurecido pelos costumes impostos pela sociedade. Mostro neste trabalho, um ambiente que se opõe ao cotidiano”, afirmou.

O cenário é constituído por um tapete de placas de gesso, uma projeção de imagens de ruínas ao fundo; e ao lado direito uma cadeira com um abajur sobre uma mesa. O espetáculo Housing faz uma crítica contra as tendências moralistas da arte contemporânea.

“A expressão corporal desempenhada pelos dois artistas criou um ambiente lúdico. A destruição e a arrumação do gesso em forma de circulo aberto passou uma sensação de renovação”, declarou a artista plástica, Maria do Carmo. Mais de 200 pessoas apreciaram a exposição.

O segundo momento do Housing, já tem data marcada para o próximo dia 28, às 19h30 também no Pátio de São Pedro. Desta vez, os convidados são o artista visual Marcelo Coutinho e o ator Vavá Schön-Paulino.