NOTÍCIAS

Cultura | 17.09.12 - 18h38

Parceria da Secretaria de Educação com a UFPE leva educadores municipais à sala de aula

Na pauta, as discussões sobre o uso de gráficos e estruturas aditivas

[caption id="attachment_26218" align="alignleft" width="334"] Na pauta, as discussões sobre o uso de gráficos e estruturas aditivas. Foto: Inaldo Lins[/caption]

Seguindo o cronograma de investimentos constantes na formação pedagógica do professor, a Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Seel) do Recife, por meio da Gerência de 1º e 2º Ciclos de Aprendizagem, iniciou nesta segunda-feira (17) – no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, na Madalena - a capacitação: O Planejamento do Ensino e Temas Específicos na Área da Matemática para 240 educadores da Rede Municipal de Ensino. A qualificação segue até a segunda-feira, 2 de outubro, nos horários da manhã e tarde e faz parte da parceira da Secretaria de Educação municipal com o Núcleo de Educação Matemática (Nemat), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

A Formação em Matemática focou dois eixos da disciplina: como o professor pode ensinar estatística aos estudantes do 1º ao 5º anos e as estruturas aditivas (adição e subtração). A professora Izaurina Borges, do Nemat, reforça a importância dos educadores comparecerem aos encontros. "Estamos abordando outras formas de ensinar a leitura de gráficos aos estudantes. Isso é muito importante, já que cada vez mais, vemos o uso desse símbolo em várias publicações", ressaltou.

Também do Nemat, a formadora Juliana Azevedo focou sua aula nas subclassificações dos sistemas aditivos. "O objetivo é chamar a atenção dos professores para as várias estratégias que podem ser usadas no ensino da adição e subtração. Hoje, vou mostrar composição, transformação e comparação", explicou.

Representando a Escola Municipal Diná de Oliveira, na Iputinga, a educadora Andreza Maria, revelou: "O que estamos vendo tem muito a ver com a prática pedagógica, com o que fazemos no dia a dia da escola. É um espaço de troca com colegas de outras escolas".

Próxima etapa - Sempre realizada no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, na Madalena, a formação acontece também em outubro e novembro, com outros eixos sendo estudados, como a geometria e as estruturas multiplicativas.

Serviço:
Qualificação permanente de educadores municipais
Tema: O Planejamento do Ensino e Temas Específicos na Área da Matemática
Público Alvo: 240 educadores da Rede Municipal de Ensino
De segunda-feira (17) à segunda-feira, 2 de outubro
Das 8h às 12h e das 13h às 17h
Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire
Rua Real da Torre, 299, Madalena