NOTÍCIAS

Segurança Cidadã | 17.09.15 - 19h09

Experiências de Bibliotecas do Brasil e da Colômbia serão apresentadas em seminário da Prefeitura do Recife

img_alt

Evento acontece nesta sexta-feira (18) e contará com escuta pública para debater uso, acervo e programação das bibliotecas municipais. (Foto: Inaldo Lins/ PCR)

 

Uma troca de experiências e uma oportunidade de construção coletiva da política pública de leitura. Tudo isso será abordado, nesta sexta-feira (18), no I Seminário Bibliotecas Vivas e Comunidades: Criando Espaços de Cidadania Ativa. Promovido pela Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Segurança Urbana, o evento acontece das 8h às 17h, no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, na Madalena. Representantes de espaços de leitura inovadores de Medelín, na Colômbia, e do Rio de Janeiro e São Paulo apresentarão suas experiências na redução da criminalidade e estímulo à cidadania através dos livros.

No seminário, será abordado o conceito de Biblioteca Parque, onde os usuários têm muito mais que acesso à leitura e que funcionam como ambientes de convivência para a comunidade onde está inserida, oferecendo cursos, acesso à internet e serviço diversos. Na Colômbia, a primeira unidade deste tipo foi inaugurada em 2006. "Dois anos após a abertura, tínhamos cerca de 200 pessoas que frequentavam com regularidade. Hoje, esse número chega a mil", afirma a diretora da Biblioteca Parque San Javier, Eliana Maldonado. Inserida numa comunidade de Medelín que não contava com espaços de lazer, a biblioteca possui agora um papel fundamental, principalmente para os jovens. "Alguns garotos não vão para ler, ficam apenas folheando as páginas, mas estão ali. Não estão na rua, usando drogas ou roubando".

Além da experiência de Medelín, o seminário vai apresentar o modelo das Bibliotecas  Parque de Manguinhos, no Rio de Janeiro, e Villa-Lobos, em São Paulo. No evento também haverá um momento de escuta pública. Os participantes poderão debater assuntos como uso e programação, acervo e gestão das bibliotecas. A ocasião promoverá um intercâmbio e troca de práticas, que envolverá os profissionais do livro e das bibliotecas e a sociedade civil. Para o secretário de Segurança Urbana do Recife, Murilo Cavalcanti, esse será um momento fundamental para a criação de espaços democráticos e integrados. "Já iniciamos o diálogo com os moradores do Alto Santa Terezinha para identificar as necessidades deles. Só nessa comunidade, onde iremos inaugurar um Compaz, que terá uma biblioteca, aplicamos 1.500 questionários", afirmou o gestor.

A Secretaria de Segurança Urbana está recuperando as bibliotecas municipais de Afogados e Casa Amarela. Os espaços serão entregues à população totalmente reformados, o que proporcionará mais conforto e qualidade aos usuários. Em breve, também serão inauguradas duas novas bibliotecas na cidade. As unidades funcionarão nos Centros Comunitários da Paz (Compaz) que estão sendo construídos no Alto Santa Terezinha e Cordeiro.


Programação

8h: Credenciamento

9h: Abertura com o secretário Murilo Cavalcanti

      Mesa de Abertura:

- Hélio Pajeú (Coordenador do curso de Biblioteconomia do Departamento de Ciência da Informação da UFPE)

- Aderilson Santos (Bibliotecário da Biblioteca Pública do Estado de Pernambuco)

- Cristiane Menezes (Presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia)
- Roberto Azoubel (Representante regional do Ministério da Cultura)

- Juliana Albuquerque (Representante do Fórum Pernambucano em Defesa das Bibliotecas, Livro, Leitura e Literatura e Representante da Releitura - Rede de Bibliotecas Comunitárias)

10h: Palestras - "Bibliotecas que Inspiram":

Biblioteca Parque San Javier - Eliana Maldonado - Medellín - Colômbia

Biblioteca Parque de Manguinhos - Sérgio Pinheiro - Rio de Janeiro

Biblioteca Parque Villa Lobos e Biblioteca de São Paulo - Sueli Motta

Carlos Enrique Sierra - Especialista em cultura cidadã

12h: Encerramento manhã

14h: Contação de histórias com Flavioleta

14h30 às 17h: Escuta pública, sob orientação de bibliotecários e do secretário executivo Eduardo Machado.

                             Eixos temáticos: Uso e Programação | Acervo | Gestão