NOTÍCIAS

Turismo | 17.09.15 - 21h57

Olha! Recife traz literatura, história e a possibilidade de conhecer melhor a cidade

img_alt

Sábado (19) e domingo (20), não vão faltar opções de lazer - e gratuitas - para conhecer a cidade. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Neste fim de semana, o Olha! Recife traz outra oportunidade para quem quiser fazer um roteiro especialmente voltado para a literatura brasileira. O passeio de ônibus, que acontece neste sábado (19), vai destrinchar a vida de Manuel Bandeira, autor de obras como Os Sapos, Evocação do Recife e Vou-me embora para Pasárgada. O Olha! Recife é um projeto de sensibilização turística da Prefeitura do Recife, realizado pela Secretaria de Turismo e Lazer. Outros passeios são oferecidos ainda no fim de semana como o tour a pé que vai contar a história de Dom Pedro II; o passeio de bicicleta, que trará a temática do Recife Holandês; além do tradicional passeio de catamarã. Todos os tours são gratuitos e contam com acompanhamento de guias de turismo. 

O Olha! Recife de Ônibus Literário, lançado no mês passado, será realizado pela segunda vez neste sábado (19), saindo às 14h da Praça do Arsenal, no Recife Antigo. Os participantes lerão levados à Rua da União, onde o poeta passou a infância; Cais da Aurora, onde está a estátua dedicada a Manuel Bandeira; e Capunga, às margens do Capibaribe, local onde o poeta nasceu. O tour ainda passa pela Academia Pernambucana de Letras, onde haverá uma encenação dedicada à obra de Manoel Bandeira. A apresentação é aberta ao público e está marcada para as 16h.

Na manhã do sábado, acontece o passeio de catamarã com o roteiro Rio Capibaribe e suas Pontes. A embarcação sai às 9h do Catamaran Tours, no Cais das Cinco Pontas. Quem participar deste passeio poderá conhecer a cidade por um ângulo diferenciado e com uma vista privilegiada, direto do rio. 

No domingo (20), o Olha! Recife de bicicleta traz o tema Recife Holandês. O passeio começa pela Rua do Bom Jesus, passando pelo Museu a Céu aberto, conjunto arquitetônico da antiga Rua dos Judeus; Rua da Moeda e Ponte Maurício de Nassau. De lá os inscritos irão até a Praça da República, antigo jardim do Palácio Friburgo, e depois seguirão pela Rua do Imperador, observando o local onde ficava o antigo Forte Ernesto, no entorno do Convento Franciscano e muito mais. A pedalada tem saída às 9h, da Praça do Arsenal, no Recife Antigo.

Aqueles que preferem caminhar podem participar do Olha! Recife a Pé, com o tema Caminho do Imperador. O roteiro vai detalhar a vida de Dom Pedro II, segundo e último imperador do Brasil, desde sua chegada ao Recife. Além da Rua do Imperador, os participantes também vão passar pela Ponte Maurício de Nassau, Praça 17, Igreja do Espírito Santo, Arquivo Público Estadual Jordão Emerenciano (antiga cadeia pública imperial), além de outros locais. Os participantes vão sair às 9h, também da Praça do Arsenal, no Recife Antigo.

Para participar de qualquer um dos passeios basta se inscrever pelo site www.olharecife.com.br, a partir das 9h da sexta-feira (18). Todos os passeios são gratuitos, mas os inscritos devem levar um quilo de alimento não perecível para ser doado a instituições de caridade.

 

Serviço

Olha! Recife no Rio

Tema: Rio Capibaribe e Suas Pontes 

Quando: Sábado (19), às 9h

Saída: Cais das Cinco Pontas - Catamaran Tours

 

Olha! Recife de Ônibus

Tema: Literário (Manuel Bandeira)

Quando: Sábado (19), às 14h

Saída: Praça do Arsenal

 

Olha! Recife a Pé

Tema: Caminho do Imperador

Quando: Domingo (20), às 9h

Saída: Praça do Arsenal

 

Olha! Recife Pedalando

Tema: Recife Holandês

Quando: Domingo (20), às 9h
Saída: Praça do Arsenal