Secretaria de Meio Ambiente

NOTÍCIAS

Meio Ambiente | 17.09.18 - 08h00

Programação especial movimenta Jardim do Baobá

img_alt

Prefeitura do Recife promoveu uma série de atividades gratuitas e ampliou a área verde, marcando as comemorações de 2 anos do equipamento público (Foto: Inaldo Menezes/ PCR)

 

O Jardim do Baobá, ponto de partida do projeto do Parque Capibaribe, foi o passeio escolhido por muitas famílias e grupos de amigos neste domingo (16). Desde cedo, o público começou a movimentar o espaço, localizado no bairro das Graças, para aproveitar a programação especial realizada pela Prefeitura do Recife em comemoração aos 2 anos do equipamento. Entre as atrações, havia feira de artesanato, música, sessão de mediação, contação de histórias para crianças e food trucks. Também foi aberto mais um trecho de área verde para o uso da população.

“O evento foi um sucesso, em que disponibilizamos um novo trecho do Parque Capibaribe contíguo ao Jardim do Baobá e muitas pessoas puderam desfrutar desse espaço. As atividades promovidas também foram importantes para nós, uma vez que pudemos observar o contexto em que se dá a permanência das pessoas no local. Esse tipo de observação ajuda a melhor definir alguns elementos dos projetos executivos do Parque Capibaribe e, com isso, acertar no modelo em que a população possa desfrutar ao máximo dele”, ressaltou o secretário de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente, Bruno Schwambach.

Com o acréscimo de 780m2, o Jardim do Baobá passou a dispor de cerca de 3.000 m2 de área verde. A nova extensão do equipamento foi conquistada com o recuo do muro do antigo bufê Vila Ponte D’Uchôa. Agora, o trecho próximo à margem do Rio Capibaribe está livre para a população, permitindo diversos usos, como piqueniques, leituras, contemplação do rio e brincadeiras entre crianças. O ambiente ainda ganhou um relógio solar criado por estudantes do Instituto de Ensino Superior da Paraíba, a partir de troncos de árvores erradicadas ou que caíram na cidade.

Apesar do tempo nublado, a movimentação no local foi intensa durante todo o dia. Moradora do bairro de Casa Amarela, Amélia Lins, 34, esteve pela primeira vez no Jardim do Baobá e aproveitou para mostrar espaço aos dois filhos. “Minhas amigas e minha mãe já havia falado sobre esse lugar, mas só agora pude vir. Soube que a Feira Livre do Poço iria estar aqui e achei que era uma boa oportunidade para fazer um passeio diferente com as crianças. Sair um pouco de dentro de casa e estar pertinho do rio é muito legal. Eu estou gostando muito daqui e da programação também”, comentou.

Durante os próximos seis meses, o espaço vai permanecer com duas atrações no local para estimular ainda mais a visitação na área. Uma delas é a cafeteria itinerante instalada em um ônibus. O empreendimento se propõe a difusão da cultura e do consumo de cafés especiais. O outro atrativo é um food truck de hambúrguer e cerveja artesanal. Afora isso, o espaço está sempre aberto e é uma opção de lazer para todos que desejam fazer uma pausa na agitação do dia a dia e se reconectar com a natureza.