Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 17.09.22 - 18h59

Recife Cuida nos Bairros leva mutirão de serviços de saúde ao bairro do Curado

img_alt

População conta com diversas especialidades sem a necessidade de agendamento, durante todo o final de semana. (Foto: Edson Holanda/PCR)

 

Para ampliar o acesso da população aos serviços de saúde, o Recife Cuida chega a mais um bairro da cidade: o Curado. O projeto leva para localidades da capital, ao longo do fim de semana, consultas, exames, avaliação física, vacinação, atividades de Práticas Integrativas e Complementares (Pics), entrega de medicamentos, distribuição de preservativos, hipoclorito de sódio e kits de saúde bucal, entre outras ações. Nesta edição, a Prefeitura do Recife incluiu escuta à mulher em situação de violência e escuta em saúde mental, ambas por demanda da população. Neste sábado (17), o prefeito João Campos visitou a ação que acontece ao longo do final de semana no Centro Social Urbano Bido Krause.

“Aqui temos várias equipes médicas, médicos generalistas e especialistas em diversas áreas. A gente  também acrescentou alguns serviços agora do primeiro para o segundo final de semana, principalmente na área de psiquiatria, o que  foi muito demandado. Também incluímos a atenção à mulher vítima de violência. Todo final de semana a gente estará em uma área vulnerável da cidade, que precisa de um incremento de cobertura da Saúde. A gente está com toda equipe mobilizada, são R$ 400 milhões investidos na Saúde e a gente está levando para os bairros que têm indicadores mais difíceis", declarou o prefeito. 

Para participar do mutirão, não é necessário agendamento. Na ação, a população tem acesso a consultas com clínico geral, oftalmologista, dermatologista, dentista, enfermeiro e nutricionista. A população contou com exames de mamografia, preventivo ginecológico, testagem rápida para detectar HIV, sífilis e hepatites virais, além de testes de covid-19. Dentre as especialidades mais buscadas nesta edição, está o atendimento de oftalmologia, além da entrega de medicamentos. 

Avó de Nayra, 10 anos,  e Marlison, 3 anos,  a dona de casa Rosângela Gomes, 46 anos, valoriza a ida ao oftalmologista, porque na casa dela, todo mundo necessita de óculos. “Trouxe meu neto pela primeira vez para fazer os exames, porque pelo histórico familiar, acho que ele já está precisando usar óculos. Aproveitei e já trouxe a neta também, para fazer a revisão. Até eu vou me consultar, para fazer acompanhamento do glaucoma”, contou. Na fila para garantir o medicamento receitado, a aposentada  Sônia Ferreira, 65 anos, saiu da consulta e foi pegar o remédio para a pele que a dermatologista prescreveu. “Trouxe os documentos e a receita e depois de pegar os medicamentos, vou para o oculista”, contou. 

O Centro Bido Krause foi dividido por especialidades que iam desde a atendimento ginecológico, oftalmologista, generalista a dentista e dermatologista. No local,  a população também pode fazer avaliação física, aferir a pressão arterial e  receber orientação nutricional. No evento, também foram entregues medicamentos, distribuídos preservativos, hipoclorito de sódio e kits de saúde bucal. Com um polo dedicado à vacinação adulta e infantil, moradores atualizaram o cartão de vacinação e tiraram dúvidas sobre o tema. 

Moradora do Totó, Sandra Cristina Revoredo, 55 anos, já estava sentada na cadeira da dentista para realizar a avaliação.  “Aproveitei o mutirão porque é muito difícil ir ao dentista. Tenho sentido uma dorzinha no pé do dente, aí vim logo”, contou a dona de casa que ainda reforçou a importância de cuidar da saúde bucal. “A gente tem que estar atenta, porque cuidar dos dentes é cuidar da mastigação”. 

No local, também foi montada uma tenda de cuidados, onde os usuários participaram de palestras, aulas de dança, alongamento corporal, entre outros. Neste sábado ainda houve programação voltada para crianças, com contação de histórias, apresentação de mágico, brincadeiras, oficinas e atividades lúdicas com recreadores. As atividades seguem no domingo (18). 

“Hoje ainda inovamos com a equipe de Saúde Mental para fazer escuta da nossa população e uma equipe também para escuta da mulher em situação de violência. Trouxemos também a parceria com a Secretaria de Defesa dos Animais, tudo para atender a nossa população, chegar mais junto dessas comunidades e poder dar mais acesso aos nossos serviços” explicou a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque.