NOTÍCIAS

Cultura | 17.10.11 - 12h48

Palestra “Ciência mais que divertida” abre VI Semana Municipal de Ciência e Tecnologia

A programação contará ainda com experimentos do Espaço Ciência, exposições e mostras de vídeo

Por Mauro Rossiter

Teve início, na manhã desta segunda-feira (17), a VI Semana Municipal de Ciência e Tecnologia, realizada pela Prefeitura do Recife. Abrindo a programação, cerca de 50 estudantes da Escola Municipal Paulo VI acompanharam a palestra “Ciência mais que divertida”, ministrada pelo professor Antônio Carlos Pavão, doutor em química e responsável pelo Espaço Ciência de Pernambuco. A Semana Municipal de Ciência e Tecnologia segue até a próxima sexta-feira (21), no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, na Madalena.

O tema deste ano, “Prevenção para um Recife Melhor”, é baseado no da Semana Nacional: “Mudanças climáticas, desastres naturais e prevenção de riscos”, e homenageia o Ano Internacional da Química. Para o secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, José Bertotti, a ideia é aproximar a população do contato com a ciência. “Nosso objetivo é mostrar que os fenômenos da ciência podem ser transmitidos para os jovens de maneira fácil, interativa, e que, a partir da demonstração desses experimentos, eles podem entender o que é ensinado em sala de aula”, afirmou.

O secretário disse ainda que os estudos científicos podem ser aplicados no dia a dia, inclusive ajudando a salvar vidas. “Durante a Semana, a Prefeitura também vai divulgar uma parte da Operação Inverno, que utilizou estudos científicos do solo da cidade para trabalhar na prevenção de acidentes e salvar vidas. A ciência é um bem universal e é importante que não fique confinada nos meios acadêmicos”, completou.

Durante a palestra, o professor Antônio Carlos Pavão explicou, de maneira criativa, vários fenômenos científicos para os alunos presentes. “Uma molécula de água atrai outras moléculas, formando uma película que permite, por exemplo, que formigas e aranhas caminhem sobre ela”, falou. O ponto alto da aula foi quando o professor, falando sobre líquidos quase estáticos, furou um coco utilizando uma bala doce mastigável.

A programação contará ainda com experimentos do Espaço Ciência, exposições, mostras de vídeos científicos e o concurso de vídeo em celular sobre a temática da Semana Municipal. O evento, aberto à população, tem como público-alvo jovens do ensino fundamental e médio das redes municipal e particular de ensino, além de alunos do Programa de Educação para Jovens e Adultos, professores e pesquisadores.

Matérias Relacionadas