NOTÍCIAS

Cultura | 17.10.12 - 19h13

Prefeitura do Recife empossa integrantes do Comitê de Dimensão de Gênero

Nesta quarta-feira (17), a Prefeitura do Recife realizou a posse dos integrantes do Comitê de Dimensão de Gênero, grupo criado recentemente pela gestão municipal, coordenado pela Secretaria Especial da Mulher, em parceria com a Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (SEEL). O objetivo é o de lutar pela igualdade de gênero e pelo estabelecimento de uma política de tolerância e respeito às diferenças entre alunos da rede pública. A solenidade aconteceu no edifício-sede da PCR.

O Comitê é composto por cinco Secretarias Municipais, entre elas, a Especial da Mulher; Especial de Gestão e Planejamento; de Educação, Esporte e Lazer; Assistência Social e Direito Humanos e Segurança Cidadã (SDHSC). Participam ainda alguns órgãos da sociedade civil, tais como o Fórum das Mulheres de Pernambuco; o Movimento de Mulheres Negras; o Orçamento Participativo e o Conselho Municipal da Mulher.

No encontro, representantes dos órgãos que compõem o Comitê destacaram sua importância. “A instituição desempenhará o papel de diálogo entre pedagogos, técnicos municipais e movimentos sociais. Nosso objetivo é o de pôr em prática uma educação de liberdade, onde as questões de gênero, de raça, de opção sexual, entre outras, sejam discutidas sem preconceito e dentro do respeito e da inclusão social”, declarou a secretária da SEEL, Ivone Caetano.

Já a titular da pasta Especial da Mulher, Rejane Pereira, explicou sobre o funcionamento do Comitê. “Ele formaliza o que na prática já procuramos desenvolver nas escolas da Rede de Municipal de Ensino, que é o respeito às diferenças. Por exemplo, meninos podem brincar de bonecas, se essa for sua preferência, e meninas podem jogar futebol”.

De caráter consultivo, o Comitê de Dimensão de Gênero tem por princípio a garantia de uma política educacional que incorpore, a partir da educação infantil, a formação em gênero, de livre orientação sexual, raça, etnia, direito sexuais e reprodutivos, promovendo uma educação não-sexista, não-homofóbica, anti-racista e laica para a comunidade escolar. No próximo dia 24, acontecerá a primeira reunião de trabalho do grupo, quando serão rediscutidos seus objetivos e as primeiras ações. “A luta contra a opressão de gênero é antiga e da maior importância. Ela exigirá de todos nós muito esforço e trabalho. Temos um longo e árduo caminho a percorrer”, afirmou a representante do Fórum das Mulheres de Pernambuco, Márcia Ramos.