Prefeitura é homenageada pelas profissionais do sexo
A Prefeitura do Recife será homenageada na tarde desta quarta-feira (17) na Praça da Independência durante um ato público em comemoração aos 10 anos de criação da Associação Pernambucana das Profissionais do Sexo (APPS). No evento, que começa às 15h, a titular da pasta Especial da Mulher, Rejane Pereira, e as gerentes de atenção à saúde da mulher, Benita Spinelli, e da mulher negra da Secretaria de Saúde, Sony Santos, serão agraciadas com placas, pelos serviços municipais que são oferecidos a essa classe trabalhadora.
A APPS tem por objetivos o reconhecimento dos direitos de uma classe de trabalhadoras; o enfrentamento à discriminação e diminuir a violência contra a mulher; o combate ao racismo; e a organização como profissionais do sexo. “As homenagens são um reconhecimento ao apoio que sempre recebemos da prefeitura, nossa principal parceira”, disse a presidente da APPS, Nancy Feijó, que fez questão de lembrar: “Atualmente a instituição funciona numa sala cedida pelo município nas dependências da Policlínica de Saúde do Distrito Sanitário -1, na Rua 1º de Março (área central)”.
No local, cerca de 100 profissionais do sexo que trabalham nos bairros do entorno do centro da cidade recebem atendimento psicológico e jurídico e são encaminhadas para exames nos postos de saúde. Elas também são orientadas a procurar o Centro de Referência Clarice Lispector e as delegacias especializadas da mulher, nos casos de agressões ou outro tipo de violências cometidas pelos companheiros ou clientes.
Além da prefeitura, outras personalidades que contribuíram para o fortalecimento do trabalho realizado na APPS também serão homenageadas. Entre elas estão a historiadora Fátima Vieira, que incentivou as prostitutas do Recife a criarem uma organização; o promotor do Ministério Público de Pernambuco, Westney Conde, que atua na área de direitos humanos; e a empresária da noite Maria do Céu, que oferece à noite um coquetel no Clube Metrópole.