NOTÍCIAS

Cultura | 17.10.13 - 19h40

Jogos da Pessoa com Deficiência reúnem 400 paratletas neste final de semana

Competição realizada pela Prefeitura acontece na UFPE, sábado (19) e domingo (20), com oito modalidades paradesportivas e participação de medalhistas paralímpicos e mundiais

Cerca de 400 paratletas disputarão, neste sábado (19) e domingo (20), a oitava edição dos Jogos da Pessoa com Deficiência. O evento é realizado pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Esportes e Copa do Mundo, e acontece no Núcleo de Educação Física da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com o objetivo de estimular a inclusão desse segmento da sociedade na prática esportiva. A iniciativa terá oito modalidades paradesportivas, contemplando as deficiências auditiva, física, intelectual e visual, tanto no masculino quanto no feminino. Os Jogos contam com a participação de diversas instituições ligadas ao tema e a programação começa às 8h do sábado.

Este ano, o diferencial é que todas as competições acontecerão no mesmo lugar e em apenas dois dias, possibilitando maior interação e troca de experiências entre os paratletas. No primeiro dia, pela manhã, serão disputados a primeira etapa do atletismo; a natação; e o vôlei sentado. O basquete em cadeira de rodas acontece no sábado de manhã e à tarde. No domingo pela manhã, haverá a segunda etapa do atletismo, futsal, tênis de mesa, badminton e bocha. As premiações acontecem logo após as provas e incluem troféus e medalhas para os vencedores.

Participarão do evento paratletas de destaque nacional, como o corredor Odair Santos, que tem no currículo uma prata nas Paralimpíadas de Londres (2012), 3 bronzes em Pequim (2008) e  2 pratas e 1 bronze em Atenas (2004), além de sete ouros nos mundiais de Lyon, Christchurch e Assen; o nadador Luiz Silva, medalhista paralímpico em Sidney-2000 e Atenas-2004; Jenifer Martins, do atletismo, medalha de ouro no Parapan do México em 2011; Leonardo Amâncio, o “Gigante”, bronze no mundial de Atletismo Paralímpico de Lyon, na França, este ano; e a bicampeã paralímpica Suely Guimarães, ouro no arremesso de disco em Barcelona-1992 e Atenas-2004 e bronze em Atlanta-1996, que hoje chefia o setor de Paradesporto da Secretaria de Esportes e Copa do Mundo do Recife. A presença deles tem o objetivo de inspirar os atletas da base, sem concorrer às medalhas e troféus.

Ações - Os Jogos da Pessoa com Deficiência fazem parte da política esportiva da Prefeitura do Recife, que este ano já realizou os Jogos da Pessoa Idosa; estimula a prática esportiva com o lançamento do projeto Cidades da Copa, em parceria com o Instituto Esporte & Educação; e instituiu o programa Recife Bom de Bola, usando o esporte como plataforma para um conjunto de ações, incluindo o maior torneio de futebol de várzea do mundo, combate à violência, descoberta de talentos e requalificação dos campos de várzea. Outras ações incluem a reforma e modernização do Geraldão, com investimentos de R$ 34 milhões, e o estímulo e realização de eventos como a Corrida das Pontes.