NOTÍCIAS

Cultura | 17.10.13 - 17h37

PCR fecha parceria com a SDS para prevenção de drogas nas escolas

[caption id="attachment_39650" align="alignleft" width="680"]PCR fecha parceria com a SDS para  prevenção de drogas nas escolas A parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura foi firmada nesta quinta-feira (17), através das Secretarias de Educação e Segurança Urbana. (Foto:Inaldo Lins/PCR)[/caption]

O Recife vai receber um reforço no trabalho de prevenção às drogas. Até 2016, todos os alunos da rede municipal de ensino participarão do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS). A parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura foi firmada nesta quinta-feira (17), através das Secretarias de Educação e Segurança Urbana. A previsão é que as aulas aconteçam entre a primeira semana de novembro e a primeira quinzena de dezembro.

O curso terá duração total de duas semanas e será realizado com crianças da educação infantil e do 5º e 7º anos nos 13 bairros prioritários do Pacto Pela Vida do Recife. A meta deste ano é capacitar 5 mil alunos. “Esse programa é fundamental para combatermos essa epidemia, principalmente a do crack, e evitar que mais crianças e jovens caiam no mundo das drogas”, afirmou o secretário de Segurança Urbana, Murilo Cavalcanti.

As aulas serão ministradas por policiais militares e envolverão não só os alunos, mas também os professores, gestores e pais. “Temos algumas ações de prevenção às drogas nas escolas, mas esse programa é mais amplo. É uma ótima oportunidade de combater logo cedo essa problemática”, disse a gerente de projetos especiais da Secretaria de Educação, Fernanda Morais.

Proerd - O Programa foi criado em Los Angeles, nos Estados Unidos, em 1983, com o objetivo de prevenir o uso de drogas entre crianças em idade escolar. Em Pernambuco, o programa começou em 2001. “Esse trabalho é baseado em três pilares: família, escola e poder público. E o melhor lugar para transmitir essas informações é na escola, onde existe conhecimento e onde são formados cidadãos”, explicou o gestor de Prevenção e Articulação Comunitária da SDS, João Evangelista. Entre 2010 e o primeiro semestre de 2013, 28.787 pessoas foram capacitadas nas escolas das redes municipal e estadual no Recife.