Apresentação de coral da Escola de Artes João Pernambuco marca 1º dia de homenagem aos professores
O primeiro dia de atividades em homenagem ao Dia dos Professores, realizado pela Secretaria de Educação do Recife, foi marcado pela apresentação do Coral João Emiliano, da Escola de Artes João Pernambuco, localizada no bairro da Várzea. O coral, que existe há 30 anos, cantou várias músicas populares na noite dessa quinta-feira (16), no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, na Madalena. Composto por alunos com idades entre 7 e 65 anos, o coral apresentou canções como Whisky a Go Go (Roupa Nova), Esperando na janela (Gilberto Gil) e Como uma onda (Lulu Santos), que alegraram a noite dos cerca de 100 professores e familiares no auditório principal do Centro Paulo Freire.
O secretário-executivo de Gestão Pedagógica da Secretaria de Educação do Recife, Rogério Morais, falou sobre a felicidade de receber os grandes homenageados da noite. “É uma alegria muito grande estar aqui com os professores e seus familiares. Este momento de confraternização foi organizado para que os professores desliguem-se um pouco do trabalho, relaxem e curtam a apresentação do coral de estudantes de canto da escola de Artes João Pernambuco. Esperamos que nossos educadores aproveitem o espetáculo e se sintam bem recebidos aqui, no Centro Paulo Freire, que é uma das nossas casas.”
A professora Eliana Peixoto, da Escola Municipal Manoel Antônio de Freitas, localizada na Bomba do Hemetério, elogiou o belo trabalho feito com os alunos do coral. “Foi muito contagiante ver o trabalho que o maestro fez com esses estudantes. Exemplos como este só reforçam a minha paixão por lecionar. Essa apresentação foi maravilhosa”, avaliou a docente.
Ivanildo Silva, maestro e professor de canto da Escola Municipal de Artes João Pernambuco, falou da alegria em ver o desenvolvimento dos alunos do coral. “Sinto-me gratificado de observar que meus alunos estão evoluindo a cada apresentação. Essa é a grande felicidade do professor. Não há dinheiro no mundo que pague”.
PROGRAMAÇÃO - As atividades em comemoração pelo Dia dos Professores continuam nesta sexta-feira (17), com o Cine Educador que será montado no Centro Paulo Freire. No local, será exibido o filme Nenhum a Menos, às 19h. Dirigida por Zhang Yimou, a película retrata a realidade de uma escola em estado precário numa aldeia localizada na China. O filme conquistou o prêmio de melhor filme do Festival de Veneza de 1999.
Já o sábado (18) está reservado para um passeio de catamarã pelos pontos históricos do Recife no barco-escola da Escola Ambiental Águas do Capibaribe, que durante a semana é usado como sala de aula para os estudantes da Rede Municipal de Ensino. A concentração será no Marco Zero, com passeios saindo às 10h, 13h e 15h.
As comemorações se encerram com um café da manhã com os educadores às 7h30 do domingo (19), servido na Avenida Rio Branco, no Bairro do Recife. No espaço, os professores e familiares poderão contar com várias atividades de lazer, como a Ciclofaixa de Turismo e Lazer.