Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Esportes | 17.10.17 - 17h17

Primeiro dia com disputa acirrada entre os estudantes que participam dos Jogos Escolares do Recife

img_alt

Disponível para estudantes da rede municipal de ensino, os Jogos Escolares são uma realização da Prefeitura do Recife e acontecem até novembro (Foto: Daniel Tavares/PCR)

 

O sol escaldante da manhã desta terça-feira (17) não inibiu os jovens atletas que participaram do primeiro dia de atividade dos Jogos Escolares do Recife, no Centro de Esportes e Lazer Alberto Santos Dumont, em Boa Viagem. Amanhã (18), os alunos atletas dão continuidade à competição na modalidade atletismo, que contempla as provas de corridas rasas, corridas com barreiras, saltos em distância, saltos em altura, arremesso de disco e lançamento de pelota.

Os Jogos Escolares do Recife são uma iniciativa da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, em parceria com a Secretaria de Educação. A programação chegou na cidade com o objetivo de estimular e impulsionar a interação entre alunos de diferentes escolas, promovendo ainda mais estímulo à prática esportiva. Ao todo, 935 alunos se inscreveram nas modalidades coletivas e 369 nas modalidades individuais. Alguns estudantes competem em nas duas especificações, garantindo mais chance  de conquistar vitórias.

Para quem praticou pela primeira vez o salto em altura, a estudante Rayane Gomes, de 14 anos, não deixou a desejar com seus quase 3 metros conquistados. "Estou muito feliz porque eu não esperava conseguir nada além de diversão e acabou que foi muito além disso. Nunca tinha pensado em praticar atletismo, mas hoje isso mudou”, afirmou. A jovem atleta representa a Escola Municipal Costa Porto, que fica no bairro Joana Bezerra.

E o atletismo não foi novidade só pra ela. A maioria dos atletas estava competindo pela primeira vez. Destaque nos 1.000 metros rasos, Guilherme Daniel, de 14 anos, representa a Escola Municipal São Cristóvão, que fica na Guabiraba. "Com os Jogos se aproximando, a gente passou a ter mais cuidado com nossa alimentação, nossa saúde, e ainda estamos tendo contato com estudantes de outras escolas, gente que a não conhecíamos. E, claro, a gente também acaba pensando que podemos encontrar no esporte uma oportunidade de vida", comentou.

Na categoria feminina da corrida, Ana Eloísa, de 14 anos, representou a Escola Pedro Augusto, da Roda de Fogo, nos 1000 metros rasos. "Eu sempre sonhei em ser atleta, amo atletismo e espero que eu consiga chegar num lugar melhor com o esporte". Os vencedores por categoria são anunciados no término de cada prova.

E as competições não param por aí. Na quinta (19) e sexta-feira (20), competem os inscritos no badminton, no Sport Club do Recife, na Ilha do Retiro, das 8h às 13h. E também na sexta-feira (20), é a vez dos atletas mostrarem seus talentos debaixo d'água na piscina do Compaz Escritor Ariano Suassuna, no Cordeiro. As modalidades coletivas (futsal, handebol e voleibol) acontecem no dia 6 de novembro no Sport Clube do Recife e na Escola Reitor João Alfredo, na Ilha do Leite.

A competição está disponível para todos os estudantes inscritos das escolas municipais que têm turmas de Anos Finais do Ensino Fundamental e são uma etapa eliminatória que classifica para os Jogos Escolares de Pernambuco (JEP's) e, consequentemente, para os Jogos Escolares da Juventude, realizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro.

Os Jogos Escolares do Recife fazem parte do Programa de Esporte Educacional, que fortalece o esporte como ferramenta de inclusão social. Parceira da ação, a Uninassau vão garantir profissionais e estudantes de enfermagem, educação física e fisioterapia durante todos os jogos.

 

 

Confira a programação

 

Modalidade: Atletismo

Local: Centro de Esportes e Lazer Alberto Santos Dumont, em Boa Viagem

Datas: 17 e 18 outubro

Horário: 8h às 13h

 

Modalidade: Badminton

Local: Sport Club do Recife, na Ilha do Retiro

Datas: 19 e 20 de outubro

Horário: 8h às 13h

 

Modalidade: Natação

Local: Compaz Escritor Ariano Suassuna, Cordeiro

Data: 20 de outubro

Horário: 14h às 17h