Gabinete do Centro do Recife

NOTÍCIAS

Recentro | 17.10.22 - 09h31

Esquema especial de mobilidade no bairro do Recife recebe apoio do público

img_alt

Medida permite que as pessoas possam circular com mais segurança por vias do bairro, com a suspensão da circulação e estacionamento de veículos em cinco vias da localidade. (Foto: Ivison Gambarra/Prefeitura do Recife)

 

O bairro do Recife com ainda mais mobilidade e priorizando a vivência dos recifenses e turistas. Neste domingo (16), começou a funcionar o novo ordenamento na área promovido pela Prefeitura. Para isso, foi montado esquema especial para garantir maior acessibilidade de munícipes e turistas e restrições ao estacionamento e à circulação de veículos em cinco vias. Entre as 0h e 18h dos domingos, a população ganhou a plenitude das ruas do Bom Jesus (entre a Avenida Barbosa Lima e Rua do Observatório), Rua Domingos José Martins (entre a Avenida Barbosa Lima e a Rua Barão Rodrigues Mendes), Rua da Guia (entre a Avenida Barbosa Lima e a Rua Barão Rodrigues Mendes), Avenida Alfredo Lisboa (do Marco Zero até as imediações da Torre Malakoff) e toda extensão da Rua Barão Rodrigues Mendes. 

O plano de estimular a contemplação do centro do Recife a moradores e turistas é uma ação permanente, que acontecerá todos os domingos. Os bloqueios passam a ser instalados pela Autarquia de Trânsito e Transportes do Recife (CTTU) a cada domingo, quando agentes e orientadores de trânsito ficam nos locais para auxiliar o trânsito e visam deixar dentro do perímetro das cinco vias apenas os comerciantes autorizados e a tradicional Feirinha do Bom Jesus, estimulando ainda mais a mobilidade ativa no local. A Secretaria Executiva de Controle Urbano dá o apoio à operação.

“É horrível disputar a rua com carros. Dentro desse esquema, ficou muito melhor o acesso, inclusive para o Marco Zero. Está mais seguro e melhor”, contou a estudante Maria Eduarda Fernandes, 23 anos. Aprendendo a andar de bicicleta, a designer de unhas e profissional de educação física Mayara Correia, 28 anos, só vê vantagens com o novo esquema de mobilidade. “Esse novo modelo facilita bastante. Eu não tinha o hábito de andar de bike, por medo dos carros. Agora fica mais seguro e mais fácil”, compartilhou

Para a chefe do Gabinete do Centro do Recife, Ana Paula Vilaça, o primeiro dia de mudança na circulação foi um sucesso e bem recebido pela população. “Esse é mais um passo que a Prefeitura do Recife promove para oferecer mais segurança viária às pessoas num local que é emblemático e importante não só para a nossa cultura, como também para o turismo e lazer da cidade. Com essa medida, a gente garante uma opção de lazer mais completo, permitindo que a população e os turistas se apropriem do espaço urbano para admirar as paisagens, os casarios históricos e tantas belezas que o bairro tem”, ressaltou.

A circulação de veículos segue permitida na Rua do Apolo e Avenida Barbosa Lima. Às pessoas que pretendem ir ao Bairro do Recife em seus veículos, a Prefeitura alerta para que sempre observem os locais onde o estacionamento é permitido. “Com muitos carros passando, prejudicam pedestres e ciclistas. Por isso, com esses bloqueios o passeio fica melhor, mais seguro”, disse o estudante Fredson Felipe, 24 anos.