Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 17.10.22 - 09h23

Macaxeira recebe mutirão de serviços de saúde

img_alt

Sem a necessidade de agendamento, atendimentos beneficiam recifenses de todas as idades. (Foto: Ivison Gambarra/PCR)

 

Para ampliar o acesso dos recifenses aos serviços de saúde de forma descentralizada, a Prefeitura do Recife promove a quarta edição do Recife Cuida nos Bairros. Neste sábado (15) e também no domingo (16), os moradores do bairro da Macaxeira contam com consultas, exames, avaliação física, vacinação, entrega de medicamentos e ainda uma programação voltada para crianças, com contação de histórias, brincadeiras, oficinas e atividades lúdicas com recreadores. 

“O Recife Cuida nos Bairros é uma estratégia do nosso grande plano Recife Cuida da reorganização da saúde do Recife. Essa já é a nossa quarta edição e já foram mais de 18 mil atendimentos com várias ofertas. Nos sábados e domingos a gente chama a população, sem precisar de agendamento. É uma ação para que as pessoas que por algum motivo não conseguem acessar a nossa rede, tenham acesso mais fácil aos serviços de saúde”, declarou a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque.  

Montada para receber o mutirão de saúde, a Escola Técnica Estadual Miguel Batista esteve aberta das 8h às 18h deste sábado, ofertando consultas com clínico geral, oftalmologista, dermatologista, dentista e enfermeiro. Um dos serviços mais procurados é o de oftalmologia. E quem veio neste sentido foi Mayara Gomes, 24 anos, que trouxe o filho Davi Soares, 6 anos, pela primeira vez ao especialista. “Eu vi no Instagram do Parque da Macaxeira que ia ter atendimento aqui e não deixei de vir. Precisamos descobrir o que ele tem, porque é muita dor de cabeça e dificuldade para enxergar as tarefas”, contou a dona de casa que mora em Passarinho. 

Outro que aproveitou o mutirão foi o aposentado Jarbas Lima, 65 anos, que mora na Macaxeira. Durante a semana, ele ouviu o carro de som anunciar sobre o evento e separou os documentos para vir neste sábado. “A última vez que fui para o oftalmologista foi há dois anos. Estou com muita dificuldade para enxergar de perto”, disse.  

Mais uma especialidade que tem atraído os moradores é a odontologia. A fila reunia diversas pessoas com a expectativa de cuidar do sorriso e dos dentes. A empreendedora Marcilene da Silva, 50 anos, moradora da Macaxeira é uma dessas pessoas.  Ela chegou com a expectativa de extrair um dente que quebrou e tem incomodado. “Só falta eu tirar esse dente para eu sair daqui com atendimento completo. Essa ação é muito boa” , contou ela, que já fez mamografia, prevenção ginecológica, passou no clínico geral, tomou vacina contra covid-19.  

Além desses atendimentos, neste final de semana moradores podem fazer testagem rápida para detectar HIV, sífilis e hepatites virais, além de testes de covid-19. E ainda, orientação sobre violência doméstica e acolhimento para saúde mental. Outro reforço nos atendimentos veio pelos profissionais das Práticas Integrativas e Complementares (Pics). Nas tendas montadas com músicas relaxantes e florais, moradores puderam experimentar auriculoterapia, ventosaterapia, reiki e reflexologia podal.  

Relaxando da rotina, Salomé de Freitas, 53 anos, moradora de Casa Amarela, fechou os atendimentos do dia com a massagem podal. “Esse evento foi ótimo e necessário para eu passar por vários atendimentos e ainda tirar esse estresse do dia a dia. Como eu tenho problema de ansiedade, quanto mais eu relaxar, melhor. Fechei o dia com chave de ouro com essa massagem, depois de fazer testagem rápida de HIV e sífilis, ir ao dentista e clínico geral”, contou agradecido.

 

ASSUNTOS: