Secretaria-executiva de Direitos Humanos

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 17.10.22 - 09h34

Prefeitura do Recife realiza Seminário sobre envelhecimento, velhice e longevidade

Encontro será realizado na terça-feira(18), no auditório da Faculdade Senac, em Santo Amaro, das 8h às 12 e das 14h às 17h
 
Ainda dentro da programação do Dia Internacional da Pessoa Idosa, celebrado no dia 1º de outubro, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas, realiza na próxima terça-feira (18) o Terceiro Seminário “Envelhecimento, Velhices e Longevidade: desafios para o tempo presente e para o futuro”.  As pessoas idosas do Recife vão poder participar do encontro, promovido em conjunto pela Gerência da Pessoa Idosa do Recife e Universidade Federal Rural de Pernambuco Núcleo de Envelhecimento e Velhices, com apoio do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (Comdir). O seminário será realizado no auditório da Faculdade Senac, na Rua do Pombal, bairro de Santo Amaro, das 8h às 12 e das 14h às 17h.

Para participação presencial, as inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas presencialmente no dia do evento, a partir das 8h. Para acompanhar o seminário online não é preciso realizar inscrição e o evento será transmitido pelo https://www.instagram.com/seminarioenvelhecimento/. As discussões do seminário serão pautadas a partir do novo mundo que se desenha pós-pandemia. Nesse contexto, a Gerência da Pessoa Idosa vai debater a preocupação com as políticas públicas necessárias para a população que envelhece, bem como o despertar para a importância de um cuidado mais amplo e humanizado. Esta é a primeira edição do Seminário que acontecerá em formato híbrido - presencialmente e online. As edições anteriores aconteceram apenas no modelo online devido à pandemia.

O evento contará com palestras, mesas redondas e apresentações culturais e entre os temas abordados estão: “Envelhecimento populacional e os desafios para as políticas públicas”, “Sociedade, Direito e Cidadania: o que temos e o que pretendemos?”, “O cuidar como elemento de Direito e Cidadania: realidades e perspectivas para a humanização”, “O cuidar no fim da vida e o papel do cuidador: caminhos, desafios e possibilidades”.

Cacilda Medeiros, gerente da Pessoa Idosa do Recife, ressalta que o século 21 está sendo marcado como a época do envelhecimento e das discussões sobre o impacto do processo de urbanização, muitas vezes desigual e pouco sustentável, para essa população e convida as pessoas idosas, gestores, profissionais, estudantes e demais interessados a participar e debater sobre essas questões nesse encontro. " Nosso objetivo é sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e o  Dia Internacional da Pessoa Idosa é uma data com uma abordagem positiva do envelhecimento, mas ao mesmo tempo, buscamos superar os estereótipos que estão associados às pessoas idosas", disse.

Dados sobre população idosa - O Dia 1º de outubro foi instituído em 1991 pela Organização das Nações Unidas (ONU). De acordo com o Censo 2010, o Recife apresenta uma população de 182 mil pessoas com mais de 60 anos de idade, o que representa 11,82% do seu total de habitantes.

PROGRAMAÇÃO

MANHÃ

8h Credenciamento
8h30 Boas vindas e Mesa de Abertura

9h Palestra de Abertura: Envelhecimento populacional e dos desafios para as políticas públicas
Palestrante: Vicente Faleiros -  Assistente social, especialista em gerontologia e doutor em sociologia; professor emérito da Universidade de Brasília; autor e pesquisador.

10h30 Mesa 01:
Sociedade, Direito e Cidadania: o que temos e o que pretendemos?
Participantes:  
Edson Lima – Gerente da Regulação do SUAS da Prefeitura do Recife.
Ubirajara Paes – Gerente de Planos Urbanísticos do Instituto Pelópidas da Silveira da Prefeitura do Recife.
Mediação: Cacilda Medeiros – Gerente da Pessoa Idosa do Recife.

TARDE

14h Mesa 02:
O cuidar como elemento de Direito e Cidadania: realidades e perspectivas para humanização.
Participantes:
Alícia Martinez - Geriatra-UFPE
Kylvia Martins – Coordenadora da Política de Atenção à Pessoa Idosa da Prefeitura do Recife
Mediação: Nayana Pinheiro – UFRPE/NEVI

15h30 Palestra de Encerramento:
O cuidar no fim da vida e o papel do cuidador/a: caminhos, desafios e possibilidades.
Palestrante: Marília Berzins – Doutora em Saúde Pública USP
Mediação: Nayana Pinheiro – UFRPE/NEVI

16h45 Apresentação Cultural com o  Grupo de Convivência “Sereias Teimosas”: Revivendo a criação da comunidade de Brasília Teimosa.

17h Coffee break de encerramento

Observação:
O credenciamento acontecerá no local, a partir das 8h.

SERVIÇO
O quê:  Seminário sobre Envelhecimento, Velhice e Longevidade
Quando: 18 de outubro de 2022 às 8h
Inscrições: Gratuitas no dia do evento
Endereço: Auditório da Faculdade Senac - Rua do Pombal, 57 - Santo Amaro, Recife