Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 17.10.22 - 09h33

Quarta edição do Recife Cuida nos Bairros realizou mais de 9 mil procedimentos neste fim de semana

img_alt

Com exames, consultas, avaliação física, vacinação, entrega de medicamentos, entre outros serviços. Atendimentos gratuitos e sem necessidade de agendamento aconteceram na Escola Técnica Estadual Miguel Batista, no bairro da Macaxeira. (Foto: Ivison Gambarra/PCR)

 

Ampliar o acesso dos munícipes aos serviços de saúde, que por algum motivo têm dificuldade de chegar até a Rede Municipal. Este é o objetivo do Recife Cuida nos Bairros, iniciativa que leva, a cada fim de semana, consultas, exames, avaliação física, vacinação, entrega de medicamentos, entre outros serviços, sem necessidade de agendamento, para uma comunidade diferente da capital pernambucana. Nestes sábado (15) e domingo (16), a quarta edição do projeto da Prefeitura do Recife realizou 9,4 mil procedimentos no bairro da Macaxeira, na Zona Norte da capital. 

Ao longo dos dois dias de ação, foram ofertadas mais de mil consultas com clínico geral, oftalmologista, dermatologista e dentista, mais de mil testes de HIV, sífilis, hepatites virais e covid-19; 1.273 acolhimentos em enfermagem e saúde bucal; mais de 1.100 aferições de sinais vitais; 492 imóveis inspecionados pela Vigilância Ambiental; quase 700 doses de vacinas aplicadas; mais de 200 exames de mamografia e preventivo ginecológico; mais de 360 encaminhamentos para consultas e exames. A iniciativa faz parte do Recife Cuida, novo modelo de gestão da Secretaria de Saúde municipal que está investindo cerca de R$ 400 milhões na promoção da maior reestruturação da saúde da capital pernambucana até 2024.

A dona de casa Rosilda Ferreira, 49, moradora do bairro de Passarinho, também na Zona Norte da cidade, foi uma das 2.630 pessoas atendidas pelos profissionais da Secretaria de Saúde do Recife na estrutura montada na Escola Técnica Estadual Miguel Batista, na Macaxeira, neste fim de semana. “Assim que soube da ação, me organizei e vim junto com o meu filho para que a gente pudesse fazer um check-up. Foi consultada por um oftalmologista e um dentista, que consertou o meu dente que estava quebrado. A iniciativa é excelente, facilita a vida da população, e todas as pessoas que nos atenderam foram muito atenciosas”, contou Rosilda.

Profissionais da Secretaria da Mulher estiveram, nos dois dias, oferecendo orientação sobre violência doméstica. Também foi possível receber acolhimento por meio dos profissionais da saúde mental.

Os moradores da região também puderam fazer avaliação física, aferir a pressão arterial e receber orientação nutricional. Durante o evento, também foram entregues medicamentos, distribuídos preservativos, hipoclorito de sódio e kits de saúde bucal. Os profissionais das Práticas Integrativas e Complementares (Pics) realizaram auriculoterapia, ventosaterapia, reiki e reflexologia podal. 

No local, também foi montada uma tenda de cuidados, onde os usuários puderam participar de palestras, aulas de dança, alongamento corporal, entre outros. Além disso, nos dois dias houve uma programação voltada para crianças, com contação de histórias, brincadeiras, oficinas e atividades lúdicas com recreadores.

Tanto no sábado quanto no domingo, os profissionais da Vigilância Ambiental do município também aplicaram 675 doses da vacina antirrábica animal no Parque da Macaxeira, que fica ao lado da Escola Técnica Estadual Miguel Batista. Na Comunidade de Passarinho, houve também um mutirão de prevenção das arboviroses. Os agentes de saúde ambiental e controle de endemias (asaces) da Secretaria de Saúde do município inspecionaram imóveis, entre residências e pontos estratégicos, para identificar e tratar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti. Além disso, os profissionais também passaram orientações para a população sobre como evitar a proliferação do transmissor da dengue, zika e chikungunya.