NOTÍCIAS

Educação | 17.11.15 - 18h54

Utec Ibura realiza oficina de robótica na Escola Municipal Luiz Vaz de Camões

img_alt

Workshop para alunos e professores faz parte da Jornada Tecnologia na Escola, que visa promover ações pedagógicas de tecnologia na educação. (Foto: cortesia)

 

A Unidade de Tecnologia na Educação e Cidadania (Utec) Ibura, realizou, nesta terça-feira (17), a Jornada Tecnologia na Escola, que tem o objetivo de promover ações pedagógicas de tecnologia na educação em unidades na rede municipal de ensino do Recife. Nesta terça, o alvo das ações foi a Escola Municipal Luiz Vaz de Camões, localizada no Ipsep, onde aconteceram oficinas de robótica com as peças de encaixe da Lego.

Durante a manhã, os professores da unidade de ensino participaram da oficina ministrada por gestores da Utec Ibura. No primeiro momento, os docentes dos Anos Finais do Ensino Fundamental assistiram a vídeos que explicavam como iria funcionar a oficina e tiraram dúvidas. Em seguida, eles participaram da parte prática do workshop, que incluiu a programação dos robôs através de um software.

À tarde, foi a vez dos estudantes do 6º ao 9º ano participarem da oficina. O workshop foi ministrado por alunos da própria escola que já participaram da formação anteriormente - com a supervisão dos professores multiplicadores. “Nosso objetivo é instrumentalizar e apontar as possibilidades pedagógicas que a robótica de encaixe oferece, tanto para os alunos quanto para os professores”, explica Cida Nascimento, diretora da Utec Ibura.

Para a gestora da Escola Municipal Luiz Vaz de Camões, Maria Taciana de Araújo, o trabalho dos estudantes com a robótica tem fortalecido o desenvolvimento deles em sala de aula. “Desde que os alunos começaram a trabalhar com robótica, o desempenho deles têm melhorado bastante. O empenho com o Programa Robótica na Escola é tão intenso que tem despertado o interesse de outros estudantes”, destaca a diretora.

Nesta quinta-feira (19), será a vez da Escola Municipal Cícero Franklin Cordeiro, localizada no UR-05, no Ibura, receber as oficinas.

PROGRAMA - O Programa Robótica na Escola foi lançado no início de 2014 e já obteve um grande resultado prático este ano. No último dia 1º, os alunos da Escola Municipal Rodolfo Aureliano foram campeões da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), superando equipes de escolas públicas e privadas de todo o País. O programa atinge mais de 73 mil estudantes, desde as crianças das creches até os jovens do 9º ano do Ensino Fundamental – estes últimos aprendem até a programar os robôs, como foi o caso dos campeões da olimpíada. Até agora, Prefeitura do Recife investiu R$ 32 milhões no programa.

Em sala de aula, os estudantes têm mais contato com os robôs feitos com blocos de encaixe da Lego Zoom. Já com a linha de robôs humanoides (NAO), os estudantes têm contato quando vão a aulas no Centro de Tecnologia na Educação e Cidadania (Cetec) ou em eventos promovidos pela Secretaria Executiva de Tecnologia na Educação, como a caravana de robôs nas creches municipais.