NOTÍCIAS

Turismo | 17.11.16 - 20h35

Prefeitura do Recife monta receptivo para temporada de cruzeiros 2016/2017

Secretaria de Turismo e Lazer, CTTU e Guarda Municipal estão envolvidos na operação, que estreia amanhã e será repetida na chegada de cada um dos 20 navios da temporada

 

Chega amanhã (18) ao Recife o navio que abre a temporada 2016/2017 de cruzeiros marítimos. O primeiro dos 20 transatlânticos que atracarão na cidade até o próximo mês de abril será o Seabourn Quest, com cerca de 800 pessoas a bordo, entre passageiros e tripulantes.

Em parceria com o Porto do Recife, a Secretaria de Defesa Social, a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco e a Empetur, a Prefeitura do Recife preparou um completo esquema de receptivo, com envolvimento da Secretaria de Turismo e Lazer, da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) e da Guarda Municipal, que será replicado a cada chegada de navio, durante toda a temporada.

A festa para celebrar a chegada dos visitantes será animada e saborosa. Embalada por passistas e orquestra de frevo ou por trios de forró, a recepção preparada pela Secretaria de Turismo e Lazer contará com food bikes, que oferecerão variadas delícias para temperar o desembarque e a estadia na capital pernambucana.

Para prestar todo tipo de esclarecimento e informação turística, atendentes bilíngues receberão os visitantes em balcões montados dentro do terminal. Do lado de fora, o CAT Móvel, ônibus adaptado para serviços de receptivo,  disponibilizará mais profissionais treinados para atender os turistas. A Central do Artesanato também disponibilizará uma unidade avançada para exposição e venda de peças de célebre e reconhecidos artesãos pernambucanos.

Além de responder dúvidas e questionamentos, os atendentes entregarão uma folheteria especialmente criada pela administração municipal para os cruzeiristas, com informações sobre os principais pontos turísticos da cidade, com ênfase no Bairro do Recife e no entorno do Porto. O material, disponível em três idiomas (português, inglês e espanhol), trata das opções gastronômicas oferecidas nos antigos armazéns e nas imediações do bairro histórico e traz informações sobre atrativos culturais, como os museus Paço do Frevo e Cais do Sertão, a secular igreja Madre de Deus, além do novo Cais do Imperador, espaço de contemplação de nossas paisagens emolduradas pelas águas.

Para melhor atender a quem pretende fazer deslocamentos maiores, a Secretaria de Turismo e Lazer ofereceu qualificações a taxistas sobre atendimento ao público e vai espalhar cartazes no Terminal Marítimo informando valores de referência das corridas para alguns dos principais pontos turísticos da cidade. Para facilitar o embarque, toldos serão montados na saída do terminal, com a presença de atendentes bilíngues que ajudarão na comunicação entre motoristas e visitantes.

"A chegada deste navio inaugura um momento importante para o trade da cidade. Segundo dados da Abremar,  o impacto econômico de um cruzeirista em cada escala é de mais de R$ 450. O Recife está pronto para receber cada um desses visitantes muito bem, com serviços, atrativos qualificados, cultura, história e muita beleza", diz a secretária executiva de Turismo e Lazer do Recife, Renata Vilaça.

O segundo navio da temporada será o MSC Orchestra, de bandeira panamenha, que chega na próxima segunda-feira (21), trazendo mais de três mil e quinhentos passageiros vindos de Cabo Verde. A capital pernambucana será a primeira parada da embarcação em terras brasileiras.

 

MOBILIDADE

A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) montou um esquema de mobilidade para receber a Temporada de Cruzeiros do Porto do Recife. A ação tem início na manhã desta sexta-feira (18), quando  cerca de 800 turistas vão desembarcar no Terminal Marítimo de Passageiros, no Bairro do Recife. A ação vai contar com apoio de cerca de 10 agentes de trânsito e tem o intuito de ampliar a frota de táxi na área e dar mais segurança viária no local.

Para garantir o atendimento da demanda de passageiros que vai se instalar no local, a  Companhia vai criar um ponto de táxi temporário na Rua do Moinho, nas proximidades do Porto do Recife. Dessa forma, os veículos estarão à disposição dos turistas à medida que  forem desembarcando. O esquema da CTTU também será realizado na segunda (21) e na terça-feira (22), quando haverá a chegada de novos navios na cidade.

 

SEGURANÇA

A Guarda Municipal do Recife (GMR) vai contar com 35 agentes por dia, distribuídos pelo Porto e adjacências, durante período de temporada dos cruzeiros. As equipes vão estar em pontos estratégicos, circulando a pé, de moto e em viaturas.