Secretaria de Planejamento, Gestão e Transformação Digital

NOTÍCIAS

Transformação Digital | 17.11.22 - 23h22

Espaço Conecta é um dos destaques da programação da Prefeitura do Recife no Rec’n Play

img_alt

Ao todo 13 secretarias e órgãos da prefeitura têm programação dentro do evento, que segue até o próximo sábado (19.11). (Foto: Wagner Ramos/PCR)

O Rec’n’play continua a movimentar o Bairro do Recife e nesta quinta (17) aconteceu o segundo dia do Gov In Play, evento voltado para temas relacionados a Governo Digital e realizado pela Empresa Municipal de Tecnologia (Emprel) em parceria com a Agência Estadual de Tecnologia da Informação (ATI). 

 

O último dia do encontro, que discute a inovação no setor público, começou com o painel 

“Fortalecendo a Inovação Aberta em Órgãos Públicos - Cases Práticos”, mediado por Caroline Carneiro, gestora de projetos no Open Innovation Lab do Núcleo de Gestão do Porto Digital, um dos grandes idealizadores do Rec’n’play, ao lado da Agência Ampla. 

 

Na palestra foram apresentados os principais motivos para que as organizações governamentais invistam em inovação aberta, servindo de incentivo para novas oportunidades de desenvolvimento e negócios.  Também fez parte da explanação detalhes sobre a criação de uma rede descentralizada voltada para o desenvolvimento de pesquisas arriscadas e a possibilidade de desenvolvimento e comércio feitos de forma dinâmica, além do atendimento às demandas dos cidadãos. Também foram apresentados cases de sucesso incentivados por programas de inovação apoiados pela Prefeitura do Recife. 

Outro destaque na programação da Prefeitura do Recife dentro do Rec’n Play é o Espaço Conecta, que trouxe novidades nesta quinta-feira para o estande de 228m² montado na rua do Observatório. O espaço recebeu o projeto Vamoo, um aplicativo desenvolvido com foco em saúde preventiva e esportes. No estande é possível realizar gratuitamente o exame de bioimpedância, que avalia a composição corporal. O Vamoo foi criado pela empresa CFit Healthtech Analytics com apoio da Secretaria de Esportes do Recife. 

 

“A ideia é que a gente consiga traçar um perfil da população recifense para que seja possível realizar políticas públicas mais assertivas. Através do nosso aplicativo também trazemos um ambiente em que se pode encontrar outras pessoas para realizar atividades físicas, porque o que a gente realmente quer é manter as pessoas se movimentando”, explica Gabriela Veras, representante da CFit Healthcare. Projetos como esse auxiliam a gestão municipal a criar, ajustar ou ampliar políticas públicas voltadas para a prevenção de doenças como hipertensão e diabetes. 


A programação oferecida pela prefeitura por meio de 13 secretarias e órgãos municipais, voltada também nas iniciativas de preservação do meio ambiente, cultura e modernização de acesso aos serviços públicos, é gratuita, continua a todo o vapor até o último dia do Carnaval do Conhecimento e pode ser conferida no portal Conecta Recife (https://conectalps.recife.pe.gov.br/recnplayfestival/).