NOTÍCIAS

Limpeza Urbana | 17.11.22 - 23h12

Recife Limpa e Tá Aprumado Praças chegam ao bairro do Ipsep

img_alt

Praça Jardim América recebe serviços de pintura e recuperação dos brinquedos, varrição, capinação e implantação de papeleiras. Ao todo, 35 funcionários realizam manutenção no local. Prefeito João Campos acompanhou o início dos trabalhos. (Foto: Alessandro Potter/PCR)

 

O Programa Recife Limpa levou uma série de melhorias para a Praça Jardim América, situada no bairro do Ipsep, Zona Sul da cidade. Com 35 funcionários, foram executados varrição, capinação, pintura de meio fio e a instalação de mais de 30 papeleiras nas proximidades está sendo realizada. O local também está recebendo intervenções da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb). Com o Tá Aprumado Praças, passará a ter os alambrados, passeios e pisos requalificados, além de pintura. A previsão de término é ainda para este mês e o investimento será de cerca de R$ 100 mil. O prefeito João Campos acompanhou os trabalhos nesta quinta-feira (17).

 

“A gente está aqui no Ipsep, na Praça Jardim América, fazendo a requalificação. Com essa, são mais de 50 praças na cidade que estão sendo requalificadas. Além da requalificação, a gente está fazendo uma ação de limpeza com instalação das novas lixeiras e do ponto de entrega voluntário de material que pode ser reciclado. Estamos fazendo isso em vários bairros e sempre trazendo a conscientização ambiental com uma equipe da educação ambiental, que vai passando nas casas, explicando sobre os novos pontos de coleta de lixo, sobre as lixeiras, sobre a coleta seletiva. Porque não adianta só a Prefeitura fazer, as pessoas também precisam compreender que o cuidado da cidade, limpar a cidade, é papel de todo mundo. Assim como a gente faz aqui no Ipsep, a gente está fazendo no Recife como um todo”, explicou o prefeito João Campos. 

 

Morando em frente à praça, Raiane da Silva, 29 anos, vê a ação com bons olhos porque, com o local limpo, o ambiente fica mais acolhedor para o filho dela, Juan Henrique, 2 anos. “Estou vendo que estão colocando lixeiras, aparando a grama, organizando tudo. Assim fica muito melhor pra usar a praça; e meu filho e outras crianças poderem brincar”, contou. 

 

Mãe de quatro filhos, Cíntia Farias, 38 anos, ficou feliz com a chegada do mutirão do Recife Limpa. "Para a gente que tem filhos é ótimo ver uma ação dessa. Quanto mais limpo, melhor para as crianças brincarem e transitarem”, disse Cíntia que também tem empreendimento de feijoada em frente à praça.

 

RECIFE LIMPA - O Programa Recife Limpa, lançado este ano, é um conjunto de ações da Prefeitura do Recife para ampliar a coleta de lixo e limpeza na cidade e fomentar o descarte correto de resíduos. A praça também está recebendo intervenções da Emlurb para melhoria do espaço público. Estão sendo requalificados os alambrados, passeios públicos, piso da quadra e pintura geral.

 

Com o Recife Limpa, estão sendo ampliadas as ações de capinação e raspagem de sarjetas, varrição manual de vias, lavagem e desinfecção de logradouros, pátios de mercados e feiras livres e coletas com triciclos e caminhões de pequeno porte, entre outras atividades. Atualmente, a cidade do Recife conta com um efetivo de 3 mil pessoas envolvidas no trabalho de coleta e limpeza da cidade e, a partir do Recife Limpa, o serviço ganha um incremento de 10% de efetivo, com mais 305 trabalhadores. A varrição, cuja capacidade era de 11,5 mil km mensais, salta para 21,4 mil km mensais.

 

Importantes corredores viários e de pedestres como a Avenida Boa Viagem e a Conde da Boa Vista ganharam renovação completa de contentores (carrinhos para acondicionar lixo, o que facilita a operacionalização da coleta). Nas vias públicas, já é visível também a ampliação de papeleiras, equipamentos instalados nos postes para descarte de papéis e pequenos objetos. A cidade contava com 3.300 unidades e agora os munícipes e turistas passarão a ter 6.300 unidades similares, uma ampliação da ordem de 91% neste tipo de coletor para descarte nas ruas. A cidade também retomou a varrição mecânica, com capacidade mensal de cobertura de 902,5 km² por mês.