NOTÍCIAS

| 17.12.11 - 12h03

Saúde promove evento para comemorar dez anos de Samu Recife

Confraternização reuniu servidores, parentes e parceiros da instituição

Por Larissa Correia

[caption id="attachment_11856" align="alignleft" width="334" caption="Foto: Lú Streithorst"][/caption]

Marco histórico da saúde pública na capital pernambucana, o Samu Recife completou dez anos de criação nesta semana. Para celebrar a data, foram promovidas diversas atividades, encerradas em grande estilo com um evento na sede da instituição, na Boa Vista, na noite desta sexta-feira (16). O encontro contou com a presença de gestores da Secretaria Municipal de Saúde, como o assessor executivo da pasta, Tiago Feitosa, e a diretora de Atenção à Saúde, Bernadete Perez, além de parceiros e dezenas de funcionários do serviço – muitos acompanhados por parentes, o que reforçou o clima de confraternização.

A abertura ficou a cargo do coral Vozes de Pernambuco, formado por funcionários da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Com regência de Josias Gouveia, o grupo entoou um repertório de canções natalinas, além da música Jesus Cristo, de Roberto Carlos. Em seguida, houve um momento de ação de graças comandado pelo seminarista João Pedro, da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, na Torre, Zona Oeste da Cidade.

Entre os momentos mais marcantes da festa estava a entrega de homenagens a dez parceiros do Samu Recife, como a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Secretaria de Defesa Social (SDS) e Corpo de Bombeiros. Representados pelas chefias de setor, também receberam a deferência 98 funcionários que atuam no serviço de atendimento pré-hospitalar desde o seu lançamento, em dezembro de 2001.

Um deles foi o socorrista Josegildo Morais. “Nunca imaginei que fosse ganhar uma homenagem dessas e fiquei bastante grato. Nesses dez anos, aprendi muita coisa, passei por diversas qualificações, tive oportunidade de crescer”, comentou. “Trabalhar no Samu faz uma grande diferença e enriquece qualquer currículo”, acrescentou o profissional.

Coordenador geral do Samu Metropolitano do Recife, Leonardo Gomes fez um retrospecto da primeira década de existência da instituição. “Essa é uma data histórica para um serviço diferenciado, que levou atendimento médico em domicílio e em vias públicas para a população quando isto não era nem imaginado. O resultado do nosso esforço e trabalho fez com que o serviço se tornasse referência no País até que, em 2003, ele passou a ser oferecido nacionalmente pelo Governo Federal”, recapitulou.

De acordo com Gomes, foram muitas e consideráveis as mudanças pelas quais o Samu atravessou. “No início, eram apenas oito ambulâncias. Começamos pequenos, crescemos, driblamos dificuldades do dia-a-dia. Desde 2009, passamos por um processo de requalificação e descentralização, ficando ainda mais perto dos pacientes com a estruturação de bases em nove pontos da cidade. Os treinamentos são permanentes e só temos a agradecer às nossas equipes e funcionários, que se comprometem a fazer um trabalho direito para ele ser cada vez melhor do que é. Nesse período, também contamos com o apoio de diversos parceiros, sem os quais o serviço não seria completo”, ressaltou o coordenador.

Segundo Tiago Feitosa, a consolidação do Samu Recife é motivo de orgulho para toda a Prefeitura do Recife. “O serviço é uma das marcas que fazem o Sistema Único de Saúde (SUS) ser o que é: generoso, civilizatório, inclusivista e gerador de direitos. Ele está acessível para toda a população de forma gratuita, com qualidade e onde se faz necessário, sem distinção de classe social. São dez anos de aprendizagem e acúmulo de experiências, sempre enfrentando desafios”, completou o assessor executivo da Saúde do Recife.

Comemoração - Ao longo da semana, foram realizadas diversas atividades para marcar os primeiros dez anos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Recife (Samu 192). As comemorações incluíram ações exclusivas para os servidores, como cafés da manhã e oferta de serviços como corte de cabelo, massagem e realização de exames preventivos. Para o público, foram armadas exposições nos parques da Jaqueira e Dona Lindu, com exibição de equipamentos utilizados no cotidiano do serviço, divulgação de material educativo e apresentação de veículos da frota: ambulância, motolância e aeronave.

O Samu Recife foi criado em 2001, inspirado no modelo existente na França. Referência junto ao Governo Federal, oferece atendimento pré-hospitalar 24 horas a pessoas em situações de risco em vias públicas e domicílios. Atualmente, conta com 22 ambulâncias, sendo 18 básicas e quatro com UTI móvel. A frota inclui ainda três motolâncias, uma viatura de apoio rápido e duas aeronaves, sendo uma em parceria com a PRF e a outra, com a SDS.

A média atual é de três mil atendimentos presenciais por mês. Cerca de 500 profissionais atuam no serviço, desenvolvendo atividades como médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, condutor, socorrista, tele-atendente, operador de frota, auxiliar de serviços gerais e agente administrativo, entre outros.