Secretária de Educação acompanha alunos e profissionais da Escola Florestan Fernandes em Caminhada pela Paz
Por Marcos da Silva
[caption id="attachment_11866" align="alignleft" width="334" caption="Foto: Irandi Souza"][/caption]Na manhã deste sábado (17), a secretária de Educação, Esporte e Lazer do Recife, Ivone Caetano, participou junto com centenas de alunos, professores, gestores e colaboradores da Escola Municipal Florestan Fernandes, de uma atividade socio-educativa. Trata-se da II Caminhada pela Paz, que percorreu diversas ruas do Ibura de Baixo, onde fica a unidade escolar.
Sob o tema “Buscando a Paz”, a concentração começou cedo com a distribuição de camisas, bandeiras, bolas de festa brancas, faixas e cartazes alusivos à atividade. Depois, a Banda da GAC (Gerência de Animação Cultural) animou os presentes tocando conhecidas canções populares e chamou todos para acompanhar o caminhão-palco, onde estudantes do 8º ano cantaram Imagine, de John Lennon, seguida de Paz pela Paz, de Nando Cordel; É preciso saber viver, de Roberto e Erasmo Carlos; A Paz, de Gilberto Gil.
“Esta iniciativa da escola é bastante louvável, pois sensibiliza toda a comunidade para o combate à violência. Além disso, conscientiza a população de que o melhor caminho para a resolução de conflitos é o diálogo, o respeito às diferenças e a inclusão de todos em um mundo melhor”, ressaltou a secretária Ivone Caetano.
A gestora da Escola Florestan Fernandes, Neumárina Catunda, acrescentou que a preparação dos alunos para o evento foi intensa. “Durante a semana, enfocamos o assunto com a produção de texto, a confecção de cartazes, pesquisa sobre os personagens da história que lutaram pela paz mundial - Jesus Cristo, Mahatma Ghandi, Martin Luther King, Nelson Mandela, Madre Tereza de Calcutá, Chico Mendes, Irmã Dulce. A culminância é a Caminhada”.
A doméstica Alessandra Penha, 34, estuda na Florestan Fernandes, assim como, sua filha, Amanda Kelly, de 12 anos. A mãe esteve junto com a adolescente na caminhada e destacou a importância da atividade. “Simbolizar a paz e trazer mais paz para dentro da escola e para a comunidade é essencial hoje em dia”.
No final do evento, a secretária de Educação, Ivone Caetano, elogiou a realização da atividade extraclasse. “Os professores e a direção da Florestan Fernandes estão de parabéns. Nada mais oportuno do que promover a paz e a solidariedade no período do Natal. Muitas escolas tem buscado, não só o desenvolvimento acadêmico dos estudantes, mas também, as mudanças de atitude para a cidadania”, finalizou.