NOTÍCIAS

| 17.12.12 - 12h34

Árvore de Natal brilha no Cais da Alfândega

Mestre Ubiracy Ferreira é o homenageado do Ciclo Natalino pelo trabalho dele pela cultura popular

[caption id="attachment_29759" align="alignleft" width="334"] André Brasileiro entregou placa em homenagem ao mestre Ubiracy Ferreira. Foto: Irandi Souza[/caption]

A Árvore de Natal do Recife foi inaugurada oficialmente neste domingo (16) no Cais da Alfândega, no Bairro do Recife, próximo ao shopping Paço Alfândega. As luzes da árvore foram acesas e festejadas com queima de fogos e apresentações do Pastoril da UR 3 e da Orquestra Harmonia, à beira do Rio Capibaribe. Com o brilho das luzes e as cores de manifestações da cultura popular foi iniciado o Ciclo Natalino do Recife. Além de recursos da gestão municipal, o Natal do Recife tem patrocínio do Governo do Estado, através da Empetur.

Com 25 metros de altura e 800 mil lâmpadas LED, o símbolo natalino encantou aqueles que passaram pelo local. “A Árvore está cheia de luz, dando o sentido de clareza que precisamos. Nós fomos atraídos pela árvore, Dá para vê-la de todas as pontes”, afirmou Margarida Lima, que acompanhada pelo marido, filhas e netos, aproveitou para fazer fotografias.

Para a elaboração da árvore natalina foram reaproveitadas 50 mil garrafas PET, que gerariam um imenso impacto ambiental caso fossem descartadas no meio ambiente. A confecção da árvore também contribuiu para a geração de renda, já que os resíduos plásticos foram recolhidos pelas associações de catadores do Recife e do Agreste e o material de revestimento com PET da árvore foi elaborado por 42 mulheres artesãs. Já o sistema de iluminação LED (Diodos Emissores de Luz) permite a redução do consumo de eletricidade na ordem de 90%, se comparado ao emprego do sistema convencional, onde predomina o uso de lâmpadas incandescentes.

HOMENAGEM - Antes do acender das luzes, o presidente a Fundação de Cultura Cidade do Recife, André Brasileiro, entregou placa em homenagem ao mestre Ubiracy Ferreira, que mantém os grupos de Guerreiro Sol Nascente e Pastoril Sol Nascente, que alegraram a ocasião com suas cantigas. Mestre Ubiracy também é criador e diretor presidente do Balé de Cultura Negra do Recife (Bacnaré), do Maracatu Sol Nascente e de Bandeira de São João.

É um prazer homenagear o Mestre Ubiracy Ferreira, pois sei do esforço diário deste cidadão recifense como mestre da cultura popular”, afirmou André Brasileiro. Mestre Ubiracy agradeceu o reconhecimento da Prefeitura do Recife: “Em 2012, fiz 60 anos de trabalho sem interrupção pela cultura. Nem nos anos de perseguição política, eu parei. Por isso, fico muito feliz com esta homenagem e agradeço ao Prefeito João da Costa e toda a equipe da Fundação de Cultura Cidade do Recife”, disse, emocionado.

CIRCUITO ILUMINADO - Para que recifenses e visitantes possam apreciar melhor a iluminação natalina no Bairro do Recife, a Prefeitura disponibilizou passeio gratuito na Natalioca (versão natalina da já conhecida Frevioca). O veículo, decorado especialmente para o Natal, percorreu ruas e pontes do bairro histórico, com diversas famílias a bordo. Em 2012, a decoração natalina do Recife ilumina as avenidas Agamenon Magalhães, Rio Branco, Marquês de Olinda, Rua do Bom Jesus, Praça do Arsenal, Sítio da Trindade, pontes Giratória, Maurício de Nassau e Buarque de Macedo.