NOTÍCIAS

Cultura | 17.12.13 - 18h04

PCR chega à marca de 391 professores nomeados em 2013

[caption id="attachment_41879" align="aligncenter" width="680"] Mais 82 docentes tomaram posse nesta terça (17), em cerimônia com o prefeito Geraldo Julio. Profissionais começam a trabalhar em fevereiro. (Foto: Marcos Pastich/PCR)[/caption]

A Prefeitura do Recife chega ao fim de 2013 com a marca de 391 professores nomeados para atuar nas escolas municipais. Nesta terça-feira (17), 82 docentes tomaram posse, em cerimônia com a presença do prefeito Geraldo Julio, no edifício-sede da PCR. Esses profissionais foram aprovados em concurso público e vão atuar já no início do ano letivo de 2014 em turmas da educação infantil até o 9º ano do ensino fundamental.

Dos 82 professores empossados nesta terça, 14 vão atuar na educação infantil (crianças de até 5 anos) e nas turmas de 1º a 5º ano do ensino fundamental. Os demais vão lecionar disciplinas do 6º ao 9º ano. São 21 professores de língua portuguesa, outros 13 de história, 11 de ciências, nove de geografia, sete de artes e sete de inglês. Todos começam a dar aulas em fevereiro.

“A educação do Recife precisa passar por uma grande transformação. Esses 82 professores que ingressam agora se somam aos 309 que já nomeamos anteriormente e são uma nova força para as mudanças que precisamos fazer na cidade. É importante que eles estejam motivados, realizados, e que recebam boas condições de trabalho para que possam fazer o melhor nas salas de aula; construindo um futuro melhor para nossas crianças”, destacou Geraldo Julio.

Os docentes foram nomeados no último dia 30 de novembro, junto com mais 19 professores que precisam entregar a documentação na Secretaria de Educação para poder tomar posse. Eles têm até dia 30 de dezembro próximo para levar os documentos à Unidade de Gestão de Pessoas (UGP) da secretaria e estarem aptos a assumir suas funções.

Sobre as ações da PCR para reestruturar a rede municipal de ensino, o secretário de Educação, Valmar Corrêa, ressaltou os investimentos em reformas e construções de novas unidades. "Além de investimentos em tecnologia da informação, com equipamentos para alunos e professores. E, agora, com a nossa matrícula online, para facilitar o andamento das inscrições na rede”, salientou.

Os professores categoria I - da educação infantil e do 1º ao 5º ano - foram aprovados em concurso público realizado em fevereiro de 2012, válido até fevereiro do próximo ano. Já os docentes dos anos finais do ensino fundamental classificaram-se em concurso no ano de 2011. No início de 2013, o prefeito Geraldo Julio prorrogou a validade dessa seleção para janeiro de 2015. Durante esse período, poderão ser chamados mais docentes caso haja necessidade da Secretaria de Educação.

Entre junho e agosto deste ano, o prefeito Geraldo Julio nomeou outros 309 docentes, dos quais 305 são professores categoria I e quatro lecionam matemática para os anos finais do ensino fundamental. Todos já assumiram turmas no segundo semestre de 2013.

Para Paula Virgínia de Andrade, professora há sete anos, este é um desafio que vem seguido de muita responsabilidade. “Percebemos o valor que o prefeito transmite ao servidor público. Quero muito dar o meu melhor e transformar esta dura realidade que ainda é existente no ensino público. Estaremos comprometidos com a educação do Recife, tanto quanto percebo que Geraldo se compromete em melhorar a nossa cidade.”

VALORIZAÇÃO - Um dos compromissos do prefeito Geraldo Julio, a valorização dos professores ganhou ações concretas no primeiro ano da gestão. Garantia de aula-atividade, modem 4G para os notebooks dos educadores e bônus bienal para a compra de livros para a formação docente foram algumas das conquistas da categoria.

Em agosto, os professores categoria II começaram a exercer 1/3 de sua carga horária mensal com a aula-atividade - período fora de sala de aula usado para planejar atividades pedagógicas. Dois meses depois, começaram a chegar os modens 4G para os docentes, que melhoram a qualidade do acesso à internet. No mesmo mês, o prefeito tornou lei o bônus bienal, que este ano foi de R$ 480. O recurso será creditado na conta dos professores para que adquiram obras para sua formação.