Secretaria de Infraestrutura

NOTÍCIAS

Infraestrutura | 17.12.16 - 12h15

Mutirão de serviços integrados da Prefeitura do Recife chegou ao bairro do Hipódromo neste sábado (17)

img_alt

O prefeito Geraldo Julio conferiu o projeto Recife em Ação, que reuniu serviços de saúde, cidadania, educação, empreendedorismo, além de ações de manutenção, limpeza, infraestrutura e combate ao Aedes aegypti (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

O mutirão de serviços integrados da Prefeitura do Recife chegou ao bairro do Hipódromo, na zona norte da cidade, durante a manhã deste sábado (17). O prefeito Geraldo Julio conferiu o projeto Recife em Ação, que reuniu serviços de saúde, cidadania, educação, empreendedorismo, entre outros, além de ações de manutenção, limpeza, infraestrutura e combate ao Aedes aegypti na Praça Ulisses Leon de Oliveira, mais conhecida como Mem de Sá, e no seu entorno.

"O mutirão é um serviço muito importante. Estamos aqui na Praça Mem de Sá, que foi toda recuperada, e agora estamos fazendo a limpeza do Canal da Barriguda, a limpeza de todo o bairro também, além de emissão de carteira de identidade, mamografia. São vários serviços integrados que chegam à comunidade durante uma semana e têm o ponto mais alto neste sábado. A gente está fazendo esse mutirão em toda a cidade e dessa vez foi aqui no Hipódromo e o pessoal está sendo assistido nesse momento. As crianças estão aqui assistindo um filme feito nas nossas escolas. Então são várias secretarias da prefeitura trazendo benefícios para a população", explicou o gestor municipal.  

Para a moradora do Hipódromo Elisângela Alves, a iniciativa facilita bastante a vida da população. "Foi rapidíssimo, em um instante eu tirei a certidão de nascimento e vou aproveitar para ver a minha glicose e o dentista e também falar sobre o Bolsa Família. Para quem está desempregada é uma boa oportunidade porque é muito caro tirar segunda via de documentos", afirmou. O encarregado de limpeza Romildo Monteiro também chegou cedo para usufruir dos serviços do mutirão. "É muito importante ver como está a saúde, então estamos aproveitando esse momento que a Prefeitura está oferecendo esses serviços".

A Secretaria de Saúde do município participou com 24 agentes de saúde ambiental e controle de endemias (asaces) nas ruas neste sábado (17). No domingo (18), o trabalho de eliminação de possíveis criadouros, utilizando larvicida biológico, e a eliminação mecânica dos focos, contará com 12 asaces. Durante os dois dias serão vistoriados 1200 imóveis dos bairros do Arruda, Campo Grande e Hipódromo.

A equipe de saúde ambiental, além de fazer visitas aos imóveis para a realização do tratamento e eliminação dos focos encontrados nas residências, também orienta a comunidade sobre as maneiras de armazenar água e lixo de forma segura, evitando que se transformem em possíveis pontos de reprodução do mosquito. A atividade acontece em parceria com a Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) para realizar o recolhimento dos entulhos e facilitar a trabalho dos asaces.

Outros serviços oferecidos na área de saúde foram os exames de mamografia, a aferição da pressão arterial, teste de glicemia e orientações sobre prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), com distribuição de preservativos e materiais educativos, além dos cuidados com a saúde bucal.

LIMPEZA E MANUTENÇÃO – A Emlurb integrou o mutirão de serviços no Hipódromo, realizando ações de limpeza urbana, iluminação, drenagem e pavimentação. Com o objetivo de melhorar o escoamento das águas da chuva, a Emlurb iniciou na última segunda-feira (12/12), a limpeza do Canal da Barriguda. Com 740 metros de extensão, o canal está sendo limpo de forma manual e mecanizada, com o apoio de 15 homens. Para isso, a Emlurb está investindo R$37.048,17 reais no trabalho que deve ser concluído na próxima quarta (21/12).

Durante a atividade, a empresa também realizou o terraplenagem do trecho não pavimentado da Rua Mateus Tartaruga, que vai da Rua Marquês de Baipendi até a Avenida José dos Anjos. Dentre os serviços realizados, também houve reforço na limpeza da área. Ao todo, 85 ajudantes fizeram a limpeza da área, realizando varrição, capinação, coleta e remoção de entulhos. 

A ação também contemplou um trabalho de limpeza geral na Praça Ulisses Leon de Oliveira, mais conhecida como Mem de Sá. A Praça possui uma área de aproximadamente dois mil metros quadrados e está localizada entre as ruas Professor Gerônimo Gueiros, Marquês de Baipendi e Madre Rosa Gatorno, entre os bairros de Campo Grande, Arruda e Ponto de Parada.

Nos meses de agosto e setembro, o equipamento foi completamente requalificado pela Prefeitura do Recife, passando a contar com uma estrutura planejada e adaptada para o público; área de lazer e esportes. Durante as intervenções, o sistema de iluminação público foi totalmente melhorado. O investimento foi de R$ 70 mil. O que antes era um ponto crítico de acúmulo irregular de lixo tornou-se mais uma opção de convívio para a comunidade.

CIDADANIA – A Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos também esteve na ação de cidadania com os serviços de emissão de segundas vias de certidão de nascimento, casamento e óbito; cadastro para retirada de RG de segunda via em diante; e orientação sobre Bolsa Família. Além disso, uma Unidade Móvel de Tecnologia (Utec) da Secretaria de Educação do Recife participou do mutirão, proporcionando atividades como acesso à internet e exibição de filmes produzidos por alunos e professores da rede municipal de ensino do Recife. Houve também apresentações dos robôs humanoides NAO e dos robôs feitos com blocos de encaixe da Lego Education, do Programa Robótica na Escola. A Sala do Empreendedor também esteve presente com orientações ao microempreendedor e atendimento ao crédito entre outros serviços oferecidos pela Secretaria de Desenvolvimento e Empreendedorismo do Recife e materiais informativos foram distribuídos pela Secretaria da Mulher.