NOTÍCIAS

Mobilidade | 17.12.22 - 16h04

Recife avança na implantação de ciclovia e corredor verde na Avenida Agamenon Magalhães

img_alt

Prefeito João Campos acompanhou neste sábado (17) os trabalhos do conjunto de intervenções que estão sendo realizadas na via. (Foto: Wagner Ramos/PCR)

 

A Prefeitura do Recife segue com as obras para a implantação da ciclovia da Avenida Agamenon Magalhães a todo vapor. Iniciada em outubro deste ano, os serviços chegaram ao trecho que compreende a Rua Dr. Leopoldo Lins, na Boa Vista, e o Parque Amorim, nos dois sentidos. A via também está sendo a primeira beneficiada pelo programa Via Jardim, com o plantio de 150 árvores de grande porte, iniciativa que irá beneficiar as principais avenidas da cidade. O prefeito do Recife, João Campos, acompanhou os trabalhos neste sábado (17).

“A gente vai fazer essa obra de ciclovia tão sonhada, lembrando que ela não reduz o número de faixas para os veículos que aqui passam. Mas a gente traz segurança para o ciclista e para o pedestre, que também terá seu espaço. E aqui também estamos fazendo a primeira etapa de um novo programa da Prefeitura, chamado Via Jardim. Vamos plantar aqui 150 árvores, todas elas adultas. É uma iniciativa que não existia no Recife e nenhuma capital brasileira tem isso em larga escala como a gente está fazendo”, afirmou o prefeito João Campos.

O gestor frisou ainda que o Via Jardim será levado para outras grande vias da cidade. “Aqui, por exemplo, tem pau-brasil, pau-ferro e ipê-amarelo. Conversamos muito com especialistas e nossa equipe técnica preparou esse programa. Então, em breve, vocês vão ver várias delas adultas e colorindo a nossa cidade”, continuou. Pelo programa Via Jardim serão plantadas ao todo 1.200 árvores de grande porte ao longo das vias até agosto de 2023 das espécies pau-brasil, pau-ferro e ipê-amarelo. Executado pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMAS) e pela Emlurb, objetivo do programa é transformar  essas localidades em grandes corredores ecológicos. O secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Carlos Ribeiro, explica que a medida assegura o bem-estar da população. “Os corredores verdes buscam, além do resgate da preservação e recuperação da arborização urbana, preservar os recursos hídricos, a paisagem, a biodiversidade, o fluxo gênico de fauna e flora, protegendo o solo”, pontua.

Sobre a ciclovia, Emlurb, já foram executados 312 m² de concreto pigmentado da ciclovia e passeios, e 560 metros de meio fio e segregadores assentados. Com seus quatro quilômetros, a via ligará as Zonas Norte e Sul da capital - perfazendo um total de 165 quilômetros conectados de rotas cicláveis no Recife. As obras estão sendo coordenadas pela Secretaria de Política Urbana e Licenciamento (Sepul), através da Autarquia de Trânsito e Transporte do Recife (CTTU), e pela Emlurb. Com o investimento previsto de R$ 5.966.954,55, o projeto faz parte do programa de ampliação da rede de ciclovias da cidade do Recife.

A Ciclovia Agamenon será alimentada por outras rotas cicláveis, como a Graça Araújo, a Oliveira Lima e a Joana Bezerra. Também será interligada à ciclofaixa da via local da própria Agamenon Magalhães, cuja obra foi iniciada na última semana. De acordo com levantamento do Instituto da Cidade Pelópidas Silveira (ICPS), cerca de 7,5 mil pessoas circulam diariamente de bicicleta pela Agamenon Magalhães. O trecho iniciado neste sábado tem prazo de conclusão até a segunda quinzena de março de 2023.

MALHA CICLOVIÁRIA - A malha cicloviária do Recife vem recebendo destaque devido à sua evolução nos últimos anos. A cidade foi a que mais avançou na execução do Plano Diretor Cicloviário de Pernambuco, com mais de 70% das rotas complementares sob responsabilidade da PCR cumpridas. Em 2020, a capital pernambucana foi eleita a quarta cidade com a rede cicloviária mais acessível do Brasil em um índice do Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP), que contabiliza a população que está até 300 metros próximo a uma estrutura cicloviária.