NOTÍCIAS

| 18.01.12 - 16h40

Dircon vistoria marquises no trajeto do Galo da Madrugada

De olho na segurança do folião que vai brincar no maior Clube de Máscaras do Mundo, a Diretoria de Controle Urbano (Dircon) realizou, na manhã desta quarta-feira (18), em conjunto com a Comissão de Defesa Civil do Recife (Codecir), Diretoria de Proteção ao Patrimônio Cultural Material- DPPC e a Companhia de Serviços Urbanos (CSUR) a primeira vistoria integrada em marquises do percurso da tradicional festa. A ação aconteceu na Avenida Dantas Barreto, a via que integra o trajeto do Galo da Madrugada, no sábado de Zé Pereira.

No percurso de cerca de 2,4km, foram detectados doze imóveis com desprendimento de fachadas, 26 imóveis com a calçada em mau estado de conservação, além de 56 instalações que ocupavam irregularmente a Avenida Dantas Barreto (mercadorias, anúncios, mesas e cadeiras instaladas indevidamente na calçada). Também foram identificados dois anúncios publicitários nas fachadas em precário estado de conservação.

A diretora executiva da Dircon, Roberta Valença esclarece que a partir desta primeira ação, o grupo vai realizar, sempre às quartas-feiras, vistorias integradas na intenção de solucionar os problemas encontrados até o desfile do Galo da Madrugada. A principal preocupação é a atual situação em que as marquises dos imóveis se encontram e divulgar a orientação de que é proibido o acesso a elas. “As marquises serão adesivadas com o alerta de que não é permitido subir nesses equipamentos. Os proprietários dos imóveis situados no trajeto do bloco que não cumprirem com as normas estabelecidas serão multados. A multa varia de R$120 a R$ 5.000, dependendo da construção e usurpação do espaço público”, reforça.

As próximas vistorias também serão direcionadas à Rua Imperial e Avenida Sul. No dia do desfile do Galo da Madrugada, a fiscalização para o cumprimento da medida será feita por técnicos da Dircon e homens da Polícia Militar de Pernambuco. Quem for pego em cima das marquises vai ser retirado do local. A Dircon esclarece ainda que há três carnavais não tem registro de ocorrências em marquises do bairro.