Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Turismo | 18.01.17 - 20h16

Recife recebe amanhã (19) primeiro cruzeiro de 2017

Passageiros do transatlântico Costa Luminosa serão recebidos com frevo e informações turísticas. Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, CTTU e Guarda Municipal participam da operação especial montada pela Prefeitura do Recife para a chegada dos visitantes

 

A Prefeitura do Recife preparou um esquema especial de receptivo para a chegada do transatlântico Costa Luminosa, 10º navio da temporada de cruzeiros 2016/2017 e o primeiro a atracar no Recife este ano. O navio dará a volta ao mundo em 106 noites, percorrendo 39 portos em 20 países diferentes. O Recife será a primeira parada do cruzeiro no Brasil.

Para receber mais de três mil pessoas, entre turistas e tripulantes, foram articulados serviços da secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) e da Guarda Municipal. Operação será realizada em parceria como Porto do Recife, a Secretaria de Defesa Social, a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco e a Empetur.

Logo no desembarque, às 7h, os visitantes serão recebidos pelo mais pernambucano dos ritmos, com apresentação de orquestra de frevo e passistas. Food bikes também estacionarão opções variadas de lanche no Terminal Marítimo.

Informações turísticas estarão disponíveis no terminal e fora dele. Para prestar todo tipo de esclarecimento, atendentes bilíngues receberão os visitantes em balcões montados lá dentro. Do lado de fora, o CAT Móvel, ônibus adaptado para serviços de receptivo, disponibilizará profissionais treinados para atender os turistas.

Além de responder dúvidas e questionamentos, os atendentes entregarão uma folheteria especialmente criada pela administração municipal para os cruzeiristas, com informações sobre os principais pontos turísticos da cidade, com ênfase no Bairro do Recife e no entorno do Porto. O material, disponível em três idiomas (português, inglês e espanhol), trata das opções gastronômicas oferecidas nos antigos armazéns e nas imediações do bairro histórico e traz informações sobre atrativos culturais, como os museus Paço do Frevo e Cais do Sertão, a secular igreja Madre de Deus, além do novo Cais do Imperador, espaço de contemplação de nossas paisagens emolduradas pelas águas.

Além de oferecer qualificações aos taxistas que atenderão os visitantes desembarcados, a Secretaria de Turismo e Lazer montou toldos na saída do terminal, com a presença de atendentes bilíngues que ajudarão na comunicação entre motoristas e visitantes.

MOBILIDADE

A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) vai monitorar o tráfego no entorno do Terminal do Porto do Recife, na Avenida Alfredo Lisboa, com o intuito de viabilizar a saída dos turistas. Um efetivo de sete agentes deverá atuar na fiscalização e operação de tráfego da área, com foco no controle dos táxis e das vans que irão realizar o deslocamento dos turistas.

Duas duplas de orientadores de trânsito também estarão dispostas na Avenida Alfredo Lisboa com o intuito de minimizar possíveis transtornos na fluidez do trânsito. Além disso, a CTTU conta com um efetivo de 12 agentes de trânsito, responsável pelas rondas de fiscalização no Centro da cidade que, em caso de necessidade, serão deslocados para as proximidades do Porto.

SEGURANÇA

A Guarda Municipal do Recife (GMR) vai engajar um efetivo de 13 homens em 3 viaturas mais 3 motos para acompanhar a chegada do navio. Serão realizadas rondas pelo Porto do Recife e por todo o bairro do Recife Antigo ao longo de todo o dia.