Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 18.01.19 - 16h51

Coração de Pedra está em cartaz no MAMAM até domingo (20)

img_alt

Unindo arte e moda, a exposição gratuita Coração de Pedra, de Carol Monteiro, está aberta ao público no MAMAM até o próximo domingo (Foto: Divulgação)

 

Quem ainda não viu só tem até o próximo domingo para contemplar a exposição Coração de Pedra, da figurinista pernambucana Carol Monteiro, no Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães (MAMAM). Em cartaz desde 6 de dezembro na sala Aquário Oitica do museu, a mostra está ancorada numa preocupação com a sustentabilidade e revela uma rica zona de  intersecção entre arte e moda em uma produção fortemente inspirada na paisagem dos sertões nordestinos.

A artista utiliza materiais diversos em seu processo criativo. Desde pedras de diferentes tipos e formatos, encontradas na paisagem sertaneja, a fragmentos de ossos de animais e itens garimpados de sucata, que foram reutilizados para compor cada um dos trabalhos.

Caçula de uma família de oito filhos, a artista conta que aprendeu desde cedo a não desperdiçar e a prolongar a vida dos objetos. As lembranças da infância em Sertânia, no sertão pernambucano, são povoadas pelas imagens das feiras, das rendas de Renascença e do design preciso e orgânico dos utensílios de barro.

O mergulho na pesquisa a conduziu de volta às paisagens da infância em uma jornada de entrega e de redescoberta. “Conheci o sertão pelo olhar da minha mãe, sertaneja, que tinha a delicadeza de chamar minha atenção para a beleza de um aboio e, ao mesmo tempo, para a dureza da vida da gente daquele lugar”, lembra Carol.

Reconstruindo paisagens afetivas, a artista cria uma poética de originalidade e força na busca por uma estética peculiar, que faz referência às origens da própria artista. O acesso ao MAMAM é gratuito e o museu está aberto nesta sexta (19), das 12h às 18h, e no sábado (20) e no domingo, das 13h às 17h. 

 

SERVIÇO

Exposição “Coração de Pedra”

Visitação: Até domingo (20)

Horário: Das 12h às 18h, nesta sexta, e das 13h às 17h, aos sábados e domingos

Local: Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães (MAMAM), na Rua da Aurora, 265, Boa Vista

A exposição é gratuita e aberta ao público

Informações e agendamentos: (81) 3355-6871